Direto das Ruas

"Dois morreram de fome", diz leitor ao denunciar abandono de cães no Centenário

Segundo relato, os donos se mudaram e deixaram 3 cachorros para trás, um ainda está vivo

Idaicy Solano | 07/03/2022 13:15

Leitor procurou o Campo Grande News para denunciar abandono de animais em uma casa na rua Xanxerê, no Jardim Centenário. Segundo relato, a família que morava na residência se mudou há cerca de um mês e deixou para trás três cachorros. 

Diogo Bruno Sodré Santos, de 30 anos, mora na região, e reclama do mau cheiro da casa. "O odor está muito forte", relata. "Estamos tentando chamar atenção para que eles [autoridades competentes] tomem alguma atitude", finaliza. 

O vídeo encaminhado pelo Direto das Ruas mostra um dos cachorros morto na grama e o outro, fraco, perambulando pelo quintal. O terceiro cachorro não foi registrado. "São no total três cachorros, dois já morreram de fome", conta o morador. 

A DCAT (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) orienta que em casos de abandono animal ou maus tratos, as testemunhas devem procurar alguma a Polícia Civil ou a DCAT para denunciar o crime. A denuncia pode ser feita em qualquer delegacia, e ser encaminha ao DCAT. 

Em casos de municípios sem delegacia especializada, a denúncia deve ser feita nas delegacias municipais. 

Após a denúncia ser feita, é realizada fiscalização para apurar a procedência da denúncia. Uma vez que constatado abandono ou maus tratos, o ato é considerado crime ambiental e o autor pode sofrer penalidade de 2 a 5 de reclusão, podendo, em alguns casos, ser aplicada multa. 

Se a testemunha não tiver condições de ir na delegacia pode entrar em contato pelo email exclusivo para denúncias: denuncias.dcat@pc.mr.gov.br. 

Direto das Ruas - A sugestão de reportagem chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. 

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias