Direto das Ruas

Cascavel de um metro assusta na entrada do Parque dos Poderes

Serpente venenosa foi resgatada pela PMA e encaminhada para centro de reabilitação

Jones Mário | 11/06/2020 12:09
Policial da PMA usou ganchos e balde para capturar a cobra (Foto: Reprodução)
Policial da PMA usou ganchos e balde para capturar a cobra (Foto: Reprodução)

Cobra cascavel de aproximadamente um metro foi resgatada pela PMA (Polícia Militar Ambiental) na tarde desta quarta-feira (10), em bloco de repartições do governo estadual na Avenida Mato Grosso, próximo da entrada do Parque dos Poderes.

A serpente peçonhenta estava no pátio e assustou quem passava pelo local na hora, segundo o servidor público Felipe Vinicios Rodrigues, 28 anos. Ele registrou o  resgate e enviou o vídeo ao Campo Grande News pelo canal Direto das Ruas. Confira:

“Chegou uma servidora, que veio trazer documentos de rotina. Ela chegou assustada, comentando que havia uma cobra no pátio. Quando chegamos lá, já haviam algumas pessoas, que possivelmente chamaram a Ambiental”, comentou Rodrigues, que elogiou “atuação rápida e segura” dos policiais.

A cascavel foi capturada pelo sargento Amarildo de Arruda, com ajuda de um balde e ganchos próprios para intervenções como essa. Segundo ele, a espécie é rara de encontrar na região.

A serpente foi entregue ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), que pode fazer a soltura do animal ou encaminhá-lo para estudos em universidades.

Conhecida pelo chocalho na ponta da cauda, a cascavel é característica de campos abertos de Cerrado, áreas pedregosas e secas, segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). 

Já de acordo com o Instituto Butantan, a picada da cobra causa o chamado acidente crotálico. Os sintomas são sensação de formigamento no local, sem lesão evidente; dificuldade de manter os olhos abertos, com aspecto sonolento, visão turva ou dupla; dores musculares generalizadas; e urina escura.

Nos siga no