Direto das Ruas

Bocas de lobo causam dor de cabeça e prejuízo a moradores e motoristas

Motorista caiu com o carro em uma das bocas de lobo, que estava sem tampa, quando fazia uma conversão

Mirian Machado | 20/06/2022 16:49
À esquerda bueiro sem tampa na Rua Jasmins. À direita, bueiro entupido na Rua Francisco Pereira Coutinho. (Montagem/Direto das Ruas)
À esquerda bueiro sem tampa na Rua Jasmins. À direita, bueiro entupido na Rua Francisco Pereira Coutinho. (Montagem/Direto das Ruas)

Nos bairros da Capital um problema antigo vem causando dor de cabeça a moradores e motoristas. Bocas de lobo entupidas, que auxiliam em alagamentos das vias, outras sem tampa, que traz perigo a motoristas, ciclista e pedestres.

O servidor público aposentado Elias Moura, de 60 anos, contou que seguia pela Avenida Fábio Zahran, quando ao fazer a conversão à direita acabou caindo com a roda traseira do carro dentro de uma boca de lobo que estava sem a tampa na Rua Jasmins no Jardim Joquei Club.

Bueiro abertto, onde motorista caiu com carro na Rua Jasmins. (Direto das Ruas)

Observador, o aposentado enviou pedido de manutenção a prefeitura e resolveu alertar sobre o obstáculo. O “acidente” aconteceu na sexta-feira (17) e ainda não percebeu se houve estragos no veículo. “Fiz a curva bem fechada, a roda da frente passou, mas a de trás caiu, fez um barulho forte. Ainda bem que não foi a da frente, a roda ia travar e eu poderia ter me machucado” comentou.

Segundo ele, o problema se repete há mais de 45 dias também na Rua Gaudiley Brum em frente a uma escola estadual. “Também avisei a prefeitura sobre esse, mas passei lá hoje e está do mesmo jeito. O perigo é alguma criança, ciclista cair, porque carro já caiu lá também”, explicou.

Tomado por lixo e folhas, nem dá pra ver bueiro na Rua Francisco Pereira Coutinho. (Direto das Ruas)

Se não bastasse as bocas de lobo sem a tampa, há outras entupidas. Na Rua Francisco Pereira Coutinho no Bairro Nova Lima, por exemplo, há pelo menos três assim. Só no cruzamento com a Rua Hanna Anache são duas. O empresário Gonçalves Junior, de 36 anos, que mora na região há 10 anos conta que toda vez que chove é o mesmo problema.

“Mesmo quando cai água da máquina de lavar roupa o problema continua. A maioria [dos bueiros] está na mesma situação desde a última chuva”, reclama.

Problema persiste em outro bueiro na mesma rua. (Direto das Ruas)

Em nota, a prefeitura informou que a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) que mantém equipes de manutenção das bocas de lobo de forma cotidiana. 

"Os locais, objeto da reclamação, serão incluídos na programação de serviços", afirmou.

A prefeitura avalia  o custo da implantação do projeto "bueiro inteligente" na cidade. 

O bueiro inteligente é composto de duas partes, sendo o Ecco Filtro, instalado no interior dos bueiros, é confeccionado com material termoplástico e tem uma capacidade de 300 litros, sendo que o filtro age como uma peneira, permitindo a água passar, mas retendo o material sólido e também um software para identificar e gerenciar a situação dos bueiros e bocas de lobo.

Direto das Ruas - O pedido de ajuda chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563

Clique aqui e envie agora uma sugestão

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no