Direto das Ruas

Biólogo denuncia maus-tratos ao receber foto de jacaré com “flecha” na boca

Aluno da UFMS se lembra de vídeo em que réptil é puxado pelo rabo e se indigna com crueldades contra animais

Gabrielle Tavares | 14/06/2022 17:01
Jacaré-de-papo-amarelo com haste presa na boca. (Foto: Direto das Ruas)
Jacaré-de-papo-amarelo com haste presa na boca. (Foto: Direto das Ruas)

Imagem enviada ao Campo Grande News pelo biólogo Luiz Henrique Ortelhado Valverde, de 32 anos, mostra um jacaré com o que parece ser uma flecha em sua boca. A foto, segundo o rapaz, que é doutorando em Educação Ambiental na UFMS (Universidade Federal), foi feita por uma colega dele, na manhã desta terça-feira (14), no Lago do Amor. O estudante diz estar indignado com a crueldade com que os animais do local estão sendo tratados.

“Uma colega que é professora da UFMS fez essa imagem hoje de manhã e me mandou. É uma coisa que nem dá para acreditar, uma flechada”, disse, sobre o flagra feito no lago localizado na Avenida Sen. Filinto Muller, no Bairro Ipiranga, em Campo Grande. 

O ato pode ser caracterizado como maus-tratos, enquadrado no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, que proíbe matar, perseguir, caçar e apanhar animais da fauna silvestre. “Esses animais selvagens vêm sofrendo um descaso muito grande, recentemente foi circulado um vídeo em que puxavam um jacaré pelo rabo, agora foi essa flechada”, lamentou.

O biólogo explica que o bicho pode sofrer consequências futuras causadas pelos ferimentos. “Ele pode ter dificuldade para se alimentar, essa ferida pode infeccionar. Isso gera um desequilíbrio ambiental muito grande”, apontou. “Se fosse para matar e comer, mas fazem só por maldade, as pessoas precisam saber que é crime fazer esse tipo de coisa”, completou.

O tenente-coronel Ednilson Queiroz, responsável pela comunicação da PMA (Polícia Militar Ambiental), explicou que se trata de um jacaré-de-papo-amarelo, mas ressaltou que o órgão não recebeu nenhuma denúncia sobre esta ocorrência.

A reportagem questionou a UFMS sobre o caso, mas não obteve resposta até a publicação.

Caso anterior- No dia 10 de junho, foi divulgado vídeo onde um homem não identificado puxa o rabo de um jacaré no Lago do Amor. Achando graça da situação, ele ainda diz: "Dá o meu peixe". O jacaré está com o pescado na boca.

Direto das Ruas - O vídeo chegou pelo canal Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. 

Clique aqui e envie agora uma sugestão. 

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no