Direto das Ruas

Morador encontra mais de 40 escorpiões em 20 dias e alerta para infestação

Ele diz que já se acostumou com a presença dos bichos e repete vistoria pela casa todas as noites

Aletheya Alves | 20/01/2020 14:03
Morador captura os escorpiões e já contabilizou quarenta apenas neste ano. (Foto: Direto das Ruas)
Morador captura os escorpiões e já contabilizou quarenta apenas neste ano. (Foto: Direto das Ruas)

O ano começou com um morador da Rua Aníbal Mourão, no bairro Guanandi, contabilizando quarenta escorpiões encontrados na própria residência em apenas 20 dias. Aposentado, Éden Dutra, de 66 anos, perdeu o número total de animais já capturados desde o ano passado. A presença constante dos bichos preocupa o morador, apesar disso, ele afirma já ter acostumado com os escorpiões.

Sem terrenos baldios ou descarte irregular de lixo nas redondezas, Éden relata que o ambiente da casa e das redondezas não explica a aparição dos escorpiões. Para conter o perigo, ele e a irmã se reúnem todas as noites com objetivo de procurar novos escorpiões. Como sempre acaba encontrando, o aposentado afirma estar acostumado com o bicho. “Já sei lidar com eles por conta da convivência”.

Durante 2019 o processo era o mesmo e diversos animais foram encontrados também dentro de casa. Conforme diz o morador, o processo para captura se repete, “eu pego um vidro e coloco eles ali dentro, sem matar. A gente sai procurando pelas paredes e cantos com a lanterna”.

Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que os moradores podem acionar CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) para que seja feita vistoria, assim evitando novos sustos. A orientação da Secretaria é que as pessoas tentem capturar os escorpiões sem entrar em contato e encaminhar ao CCZ para que seja feita análise. 

Dicas fixas para tentar evitar a invasão é que os terrenos devem ser sempre limpos, sem manter entulhos ou locais que o animal possa se esconder. Ralos e pias de banheiros podem ser fechados e outras barreiras inseridas para aumentar prevenção durante a época de chuvas e calor. 

Direto das Ruas - A reclamação chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar através da ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no