Esportes

Em festa, Perpétuo Socorro une fé e torcida pela seleção em um só lugar

Igreja, que desde 20 de junho realiza celebrações pela Festa da Padroeira, montou telão para receber fiéis e torcedores; mas as novenas continuam

Humberto Marques e Liniker Ribeiro | 27/06/2018 14:57
Igreja Perpétuo Socorro disponibilizou telão para torcedores. (Foto: Fernando Antunes)
Igreja Perpétuo Socorro disponibilizou telão para torcedores. (Foto: Fernando Antunes)

Fé e futebol se misturam na tarde desta quarta-feira (27), na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Amambaí, em Campo Grande. A comunidade católica, que já realiza desde 20 de junho a Festa da Padroeira, decidiu abrir as portas para os torcedores que, até o momento, festejam o placar de 1 a 0 da Seleção Brasileira contra a Sérvia –que carimba o passaporte brasileiro para as oitavas-de-final da Copa do Mundo.

Um telão montado na rua Amando de Oliveira, ao lado da igreja, recebe olhares de torcedores que, aproveitando a proximidade com a religião, também “rezam” pela vitória. E, mesmo se tratando de uma festa em local religioso, momentos de torcida mais exaltada movimentam o bom público no local.

“Tem de vibrar junto. Se não for para descabelar, nem vem”, afirmou a torcedora Larissa de Almeida Carbolin, que emendou: “Na hora da torcida vale tudo, até xingar. Depois, aproveita que está na igreja e pede perdão”. A jovem foi com amigas ao local, depois de assistir os outros dois jogos em casa, porque queria fazer algo diferente no terceiro jogo do Brasil na Copa.

O telão também atraiu pessoas que fazem parte do dia a dia da igreja. O gerente de vendas Douglas Bento, por exemplo, afirma que vinha acompanhado as festas pelo Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. “É bom que une tudo”, afirmou, enquanto previa um placar de 3 a 0 para o Brasil.

"Já reza e torce", brinca o padre Dirson; Igreja convocou fiéis para assistirem ao jogo no local. (Foto: Fernando Antunes)

Da mesma forma, a professora Regina Santos afirma ser assídua nas novenas. “E na semana passada o padre convidou a gente para assitir o jogo aqui. O bom é que a fé ajuda a Seleção Brasileira, que está precisando”, disse.

Reitor do santuário, o padre Dirson Gonçalves explica que a comunidade decidiu aproveitar a Festa da Padroeira, que vai até 1º de julho, para abrigar os torcedores. “Estamos vivendo tempos de festa, então, resolvemos aproveitar o espaço já montado para assistir ao jogo. Já reza e torce, fica tudo em casa”, brincou.

Tudo a seu tempo – Apesar da abertura para os torcedores, as novenas realizadas na Perpétuo Socorro não param mesmo durante os jogos. Durante todo o primeiro tempo, por exemplo, a igreja reuniu um grande número fiéis. Alguns, inclusive, escolheram o horário da partida da seleção para exercitar a fé.

“Primeiro a obrigação, depois vem o resto. Aproveitei que estaria mais tranquilo na hora do jogo para participar da novena”, disse o administrador Adriano Bernardi.

Mesmo com jogo, novena da Perpétuo Socorro reuniu grande número de fiéis. (Foto: Liniker Ribeiro)
Nos siga no