Conteúdo Patrocinado

Revolução em todas fases da obra, IPOG abre pós-graduação Master BIM

Em maio de 2018 entrou em vigor decreto que tornou a plataforma parte de uma estratégia nacional para incentivar o uso dessa tecnologia no Brasil.

Post Patrocinado | 26/02/2019 07:00
O Instituto de Pós-graduação e Graduação é uma Instituição de Ensino Superior - IES, com Conceito Institucional - CI 4 no MEC. (Foto: Divulgação)
O Instituto de Pós-graduação e Graduação é uma Instituição de Ensino Superior - IES, com Conceito Institucional - CI 4 no MEC. (Foto: Divulgação)

A metodologia BIM (Building Information Modeling) é considerada a grande revolução nos processos de construção. Hoje é indispensável desde a concepção, produção, gestão e entrega de projetos arquitetônicos, até a execução de obras. É a forma moderna de mapear todos os dados de uma edificação, criando modelos virtuais completos e precisos em todas as suas fases.

Mas transformar a maneira de trabalhar exige domínio da plataforma e é esse o objetivo da pós-graduação Master BIM: Ferramentas de Gestão e Projeto, desenvolvida pelo IPOG (Instituto de Pós-graduação e Graduação) para profissionais de Arquitetura, Engenharia e Construção Civil.

A formação é dividida entre Conceitos e Introdução ao BIM, Ferramentas de Projeto e Ferramentas de Gestão (planejamento, orçamento e análise).

A demanda por profissionais que dominem a metodologia é crescente em escritórios de arquitetura, engenharia e design, além de construtoras, incorporadoras e nas empresas do segmento de gerenciamento e manutenção de obras.

Essa realidade coloca o IPOG na vanguarda da capacitação e aplicação prática de um método que já começa a ser obrigatório no desenvolvimento de projetos de Arquitetura e Engenharia.

Após a conclusão, o especialista poderá desenvolver um novo nicho de atuação e liderar o segmento, o qual apresenta forte tendência de inserções em equipes multidisciplinares.

Além de vantagens incontestáveis, a metodologia BIM caminha para se tornar uma das principais ferramentas do mercado na parametrização, no acompanhamento e no controle dos processos de projetos construtivos de pequeno, médio ou grande porte.

Este MBA do IPOG apresenta uma grade interdisciplinar que permite ao aluno o domínio das ferramentas relativas à tecnologia BIM e sua aplicação prática no dia a dia profissional, permitindo a compreensão e visualização da aplicabilidade dos quesitos abordados em seu cotidiano profissional.

Os professores são mestres e doutores com comprovada experiência de mercado nacional e internacional, os módulos são práticos e imediatamente aplicáveis à atuação profissional e a pós ainda fornece vídeo aulas bônus para alunos iniciantes em “Revit” e “Archicad”. A formação é oferecida em parceria com o Consórcio POLI. Design do Instituto Politécnico de Milão.

(Foto: Divulgação)

Novas Regras - Em maio de 2018 entrou em vigor o decreto nº 9.377 e a plataforma BIM (Building Information Modelling) tornou-se parte de uma estratégia nacional para incentivar o uso dessa tecnologia no Brasil, com metas gradativas de ação para 2022, 2024 e 2026, sendo todas traçadas e apoiadas pelo MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços).

As diretrizes estabelecidas pelo decreto caminham para a elaboração de projetos de arquitetura e de engenharia realizados prioritariamente dentro da metodologia BIM, a exemplo, começam a se estabelecer metas propostas como, a partir de 2022, o Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal estar inserido dentro do enfoque BIM.

Em 2021, a exigência de BIM se dará na elaboração de modelos para a arquitetura e engenharia nas disciplinas de estrutura, hidráulica, AVAC e elétrica, na detecção de interferências, na extração de quantitativos e na geração de documentação gráfica;

A partir de 2024, os modelos deverão contemplar algumas etapas que envolvem a obra, como o planejamento da execução, orçamentação e atualização dos modelos e de suas informações como construído (“as built”).

Já em 2028, a regra passará a abranger todo o ciclo de vida da obra ao considerar atividades do pós-obra. Será aplicado, no mínimo, nas construções novas, reformas, ampliações ou reabilitações, quando consideradas de média ou grande relevância.

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. (Foto: Divulgação)

O IPOG - O Instituto de Pós-graduação e Graduação é uma Instituição de Ensino Superior - IES, com Conceito Institucional - CI 4 no MEC, composta por cursos de excelência que atendem às exigências do mercado, fundamentados na valorização do ser humano, a fim de torná-lo fonte de riqueza e transformação.

O diferencial competitivo do Instituto é evidenciado pelos surpreendentes e duradouros resultados conquistados pelos programas de especialização. Cursos que, na maioria, são inéditos e contam com projetos pedagógicos arrojados, ministrados por um corpo docente altamente qualificado em preparar o aluno com bases sólidas, transformando-o em um profissional de alta performance.]

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

Inspirados no sucesso e nas conquistas dos nossos alunos, acreditamos que podemos ir muito além!

Invista no seu futuro profissional! Faça já sua inscrição.

Entre em contato com o IPOG pelos telefones (67) 3044-0646, (67) 8197 0018 ou pelo e-mail campogrande@ipog.edu.br

Nos siga no