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Projeto que inova com educação transformadora chega à Capital

"Craque na Vida” atende alunos da Rede Municipal, com atividades de Língua Portuguesa até de Educação Física

Post Patrocinado | 23/01/2024 09:00
o ser estimulado ao protagonismo, o aluno passa a ter uma relação de valor com a vida, fato que reflete em casa, no rendimento escolar e na relação com os educadores. ( Foto : Divulgação)
o ser estimulado ao protagonismo, o aluno passa a ter uma relação de valor com a vida, fato que reflete em casa, no rendimento escolar e na relação com os educadores. ( Foto : Divulgação)

Conhecer as habilidades de inteligência de cada estudante é um passo importante para promover uma transformação na educação. Esta é a proposta inovadora do projeto “Craque na Vida”, que tem sido desenvolvido em Mato Grosso do Sul e chega neste ano às escolas de Campo Grande.

Na Capital, serão beneficiados 29.742 alunos, do 6º ao 9º Ano, da Rede Municipal de Ensino, com ações que englobam desde a disciplina de Língua Portuguesa até Educação Física. Por meio de dinâmicas que envolvem as inteligências múltiplas, o método inclui as famílias e toda a comunidade escolar.

A abordagem pedagógica estimula o positivismo e valoriza as habilidades individuais e em grupo do estudante, visando à formação humana prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao ser estimulado ao protagonismo, o aluno passa a ter uma relação de valor com a vida, fato que reflete em casa, no rendimento escolar e na relação com os educadores.

Responsável pela implantação do “Craque Na Vida”, a professora Fabiana Aparecida Cáceres, mestre em Educação e Formação de Professores, explica que “a iniciativa é pautada na identificação do potencial de cada participante, suas potencialidades e suas fragilidades. A partir disso, fazemos formação voltada aos professores para que eles façam a mediação do processo educativo”.

O material pedagógico Craque Na Vida (Editora Avante) inclui livros, suporte pedagógico e ferramentas tecnológicas, sendo que o conteúdo é apresentado por meio da história de um menino de 11 anos, chamado Craque. Ele passa por situações desafiadoras, frustrações, e ao se autoperceber, por meio da mediação de seu professor e ter acesso a recursos que lhe promovem o autoconhecimento, acaba por descobrir o poder de suas escolhas e formas de se realizar.

Método

Professora mestre Fabiana esclarece que várias ferramentas são usadas no processo, tanto para alunos, quanto para professores. O estudante responde a uma pesquisa, por meio de uma ferramenta digital, para identificar as inteligências multiplicas (linguística, lógico-matemática, corporal cinestésica etc). Em seguida, é direcionado para o projeto de vida.

Os professores recebem um relatório individual de cada aluno e de cada grupo. Já a direção da escola tem acesso ao resultado de toda a unidade escolar. Com abordagem interdisciplinar, os professores planejam suas aulas direcionadas para cada turma, utilizando-se de metodologias ativas, na qual um estudante se conecta a outro para promover uma aprendizagem colaborativa, ou seja, aquele que domina um conteúdo ajuda quem tem mais dificuldade. “Assim um estudante vai fortalecendo o outro”, acrescenta Fabiana.

Exemplo de resultado gerado a partir da utilização da ferramenta para identificação das habilidades de inteligência.

Prevenção 

Com a perspectiva de ampliar o trabalho as ferramentas também mapeiam o ambiente escolar e identificam ameaças, como violências verbais, físicas e até mesmo a presença de armas no ambiente escolar ou seu entorno. Com as informações é possível atuar além da prevenção, mas também para estimular mudanças de comportamentos e promover ambientes saudáveis.

Um exemplo bem sucedido ocorreu na zona rural do município de Bonito, em 2023. Na localidade, alunos e professores fizeram uma campanha para conscientizar a comunidade sobre violência, bullying e uso de drogas. “Os alunos apresentaram à comunidade os desafios que eles vivenciavam e as famílias participaram. Foi muito interessante”, ressalta a professora Fabiana.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site ( clique aqui )

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