Conteúdo Patrocinado

Aos 28 anos, hérnia de disco tirou Renan do eixo com meses de dor intensa

O rapaz "travou" depois de uma viagem e só conseguiu voltar à rotina normal graças a tratamento na clínica Doutor Hérnia

Post Patrocinado | 04/06/2018 06:40
Renan durante sessão com o fisioterapeuta da Doutor Hérnia. (Foto: Marina Pacheco)
Renan durante sessão com o fisioterapeuta da Doutor Hérnia. (Foto: Marina Pacheco)

Apesar da vida ativa, com rotina de treinos e peso corporal controlado, o servidor público Renan Lopez entrou para um grupo que não imaginava fazer parte tão cedo: o de pessoas com problemas na coluna. Mas um dia, durante viagem para Ponta Porã, a perna direita deu aquela fisgada. "Pensei na hora que precisava malhar mais a perna. Voltei para a academia, mas a dor só piorou", conta.

Era o começo das dores insuportáveis, da peregrinação por especialistas e da frustração sem a cura. "Procurei um ortopedista e ele indicou aulas de pilates, mas eu nem conseguia fazer os exercícios por causa da dor. Então, desisti e resolvi encontrar outra alternativa", comenta.

Renan buscou referências e acabou marcando uma visita à clínica Doutor Hérnia, famosa no tratamento e prevenção de hérnia de disco lombar ou cervical, com mais de 16 anos de experiência e estudos em patologias da coluna vertebral. 

"Não era hospital, nem remédio, mas decidi confiar e fiz tudo como eles indicaram, sem questionar. Confiei mesmo e deu super certo. Encontrei o caminho", diz Renan.

Maca tem sistema de amortecedores para absorver impacto e impedir qualquer risco à coluna durante o tratamento. (Foto: Marina Pacheco)

Três meses depois, ele comemorava um feito e tanto. "Eu tinha um grande encurtamento muscular, que limitava o movimento. Por causa da hérnia não conseguia curvar o corpo nas crises. Agora encosto as mãos nos pés. Você acha pouco? Para mim era um sonho!", justifica.

Hoje, ele também é quase um expert no assunto. Entende exatamente o que causou o problema e quais hábitos precisa mudar para nunca mais reviver o tormento. "Aqui, além da reabilitação, a gente descobre como tudo funciona e entende como prevenir novas crises. Isso é fundamental para nunca mais a hérnia voltar. Aprendi, por exemplo, que alongar é indispensável, coisa que eu não fazia", explica.

A rotina de 7 horas em frente ao computador, como funcionário do Tribunal de Justiça, permanece intacta. Mas a postura é corrigida a todo momento, assim como na hora de executar os exercícios na academia. Da maneira de sentar, à forma de pegar um objeto no chão, tudo conta para a saúde da coluna, lembra o "novo Renan".

Na Doutor Hérnia, o processo de recuperação inicia com uma série de exames. "No caso de Renan, testes clínicos, ressonâncias magnética e tomografia computadorizada indicaram 3 hérnias de disco, uma delas extremamente acentuada. Difícil ser taxativo sobre o que realmente provocou esse quadro. São vários fatores associados que causam a sobrecarga no disco", explica o fisioterapeuta Matheus Prado.

Matheus Prado mostra como hérnia se manifesta na coluna (Foto: Marina Pacheco)
Renan faz exercício de fortalecimento no solo. (Foto: Marina Pacheco)

Como em qualquer caso, o primeiro passo é definir qual protocolo, dentre 11 criados pela franquia, é o que se encaixava perfeitamente no diagnóstico. Essa personalização no tratamento é o que garante a eficiência, porque os procedimentos usados a partir daí atacam exatamente o foco do problema.

Nas primeiras sessões por ajustes biomecânicos, posteriormente utilizando técnicas descompressivas que auxiliam na reabsorção da hérnia. Entre estas técnicas é utilizado recurso da maca de flexão distração desenvolvida por um dos criadores da Franquia Doutor Hérnia.

A última fase é de fortalecimento, que começa no consultório e continua em sessões de pilates clínico, também oferecido no mesmo espaço da Clínica. "colocar tudo no lugar novamente e só depois ir para o Pilates. Tentar o caminho contrário nem sempre será o melhor caminho", reforça Renan.

Dores na coluna, nas pernas, nos braços e até um simples torcicolo podem ser provocadas por hérnia de disco. Para uma avaliação, agende uma visita ao Doutor Hérnia pelos telefones (67) 3327-0056 e 99964-0065.

A Clínica funciona de 8h às 12h, de 14h às 18h, na Rua João Akamine, 505, Bairro Santa Fé.

Saiba mais sobre o trabalho no Facebook da Doutor Hérnia ou em nosso site Campo Grande.

A Clínica funciona de 8h às 12h, de 14h às 18h, na Rua João Akamine, 505, Bairro Santa Fé
Nos siga no