Conteúdo Patrocinado

3ª Mostra Gastronômica consolida culinária de MS como atrativo cultural

O evento ocorre durante o Festival de Inverno de Bonito, de 25 a 27 de julho, com 15 restaurantes

Post Patrocinado | 23/07/2019 08:00
Marruá Restaurante leva peixe à Mostra Gastronômica. (Foto: Divulgação)
Marruá Restaurante leva peixe à Mostra Gastronômica. (Foto: Divulgação)

A Mostra Gastronômica do Festival de Inverno de Bonito chega em sua 3ª edição ainda mais especial. São aromas, sabores, cores, texturas, ideias, sentimentos que ressaltam que a gastronomia é muito mais que pratos, que cardápios, é a representação da cultura, de um povo e da sua história.

Para o presidente da Abrasel MS – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul, Juliano Wertheimer, a gastronomia cria memórias. “Memórias, sentimentos, são essas experiências que queremos exaltar na 3ª Mostra Gastronômica do Festival de Inverno de Bonito”.

A presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Mara Caseiro, lembrou que a gastronomia faz parte da identidade cultural do povo. “A comida faz parte da identidade do povo. Seus costumes, a sensação de pertencimento, tudo está ligado ao prazer da mesa. E os sabores da gastronomia de Mato Grosso do Sul são resultado de uma grande mescla, com influência dos mais diferentes povos, o que torna nossa região especial em cores, aromas e temperos”.

La Bonita colocou o hambúrguer no cardápio regional. (Foto: Divulgação)

O secretário de turismo de Bonito, Augusto Mariano, exaltou a programação da mostra. “A realização da 3ª Mostra Gastronômica engrandece a programação de disponibiliza oportunidades únicas aos turistas que nos visitam, de degustarem e se apaixonarem por nossa culinária, composta de sabores indescritíveis e inigualáveis.

O presidente da Abrasel destacou que a Mostra Gastronômica é fruto de uma parceria sólida entre a Abrasel MS e o Sebrae MS, por meio do Food Experience. “É um projeto voltado para o setor de alimentação fora do lar, no qual o Sebrae além de qualificar, desenvolve as micro e pequenas empresas. Desta forma, todos ganham e os pequenos negócios do nosso Estado saem mais fortalecidos”.

O diretor superintendente do Sebrae MS, Claudio Mendonça, ressaltou a importância da valorização dos pequenos negócios na Mostra Gastronômica. “O Sebrae MS acredita que os pequenos negócios apresentam sabores fundamentais que nos orgulham, valorizam nossa cultura e atraem turistas do mundo inteiro”.

O presidente falou sobre a parceria com o SENAC MS, por meio da Escola de Gastronomia. “É a fonte de formação de mão de obra de alta qualificação para o setor e isso faz total diferença para o mercado interno”.

O diretor do Senac MS, Vitor Melo, convidou o público a participar do evento. “Convidamos a todos para prestigiarem o Festival de Inverno de Bonito e, de maneira especial, participarem da programação da 3ª Mostra Gastronômica. Tudo está sendo preparado com muito carinho e temos certeza que será um grande sucesso”.

No Cantinho da Vovó porção é farta. (Foto: Divulgação)

Participação

Quinze restaurantes participam do evento, apresentando pratos elaborados com ingredientes regionais. “O preparo valoriza a mão de obra local, aquece a economia e contribui com a riqueza gerada para o município”, reforçou Juliano.

Cozinha Show

A Cozinha Show, realizada em parceria com o Sebrae e Senac, apresentará o melhor da gastronomia sul-mato-grossense, com a presença de ingredientes regionais ligados ao Patrimônio Cultual de MS.

O evento terá a presença de cinco chefes, que farão o preparo dos pratos selecionados em praça pública, oportunizando aos visitantes e à comunidade acompanhar a preparação e até mesmo degustar. No domingo, acontecerão duas oficinas kids, para crianças de 6 a 9 anos e de 10 a 14 anos. Cada oficina terá a participação de 15 crianças.

Juliano finalizou dizendo que a cada ano o evento tem crescido e as receitas mais aprimoradas. “Estamos sempre fortalecendo a parceria entre Abrasel MS e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal de Bonito, Sebrae e Senac. Será uma grande experiência cheia de sabores e encantos. Todos podem ir à Bonito e provar o que há de melhor na gastronomia”.

A 3ª Mostra Gastronômica acontece durante o Festival de Inverno de Bonito, de 25 a 27 de julho em Bonito.

Acesse a programação completa pelo site.

Até pizza entra no menu do evento, com tempero da ZapiZen. (Foto: Divulgação)
Diversidade da 3ª Mostra Gastronômica também tem porções da Juanita. (Foto: Divulgação)
Nos siga no