Finanças & Investimentos

Jovem, em 2020 foque em gerar valor para as pessoas

Emanuel Steffen | 28/12/2019 12:04

Os educadores financeiros parecem muitas vezes serem humoristas ao repetir coisas óbvias como se fossem verdadeiras soluções ou insights inovadores. Coisas do tipo gaste menos do que ganha e aplique o excedente em ações. Faça xixi no banho, organize as suas finanças e guarde para aposentadoria. Junte 100 por mês em 50 anos você será um milionário.

Não, não..pera lá um pouquinho! Isso é sério…!? Se fizer tudo direitinho na melhor das hipóteses eu serei milionário na terceira idade? Não pode ser verdade. Eu simplesmente fico pasmo quando escuto conselhos assim vindo de pessoas que acham que possuem um QI financeiro superior a média a ponto de dar aulas
sobre “ganhar dinheiro”.

Isso é um absurdo e deveria soar como afronta para quem escuta alto do tipo. Veja, não me entenda mal. Esses conselhos são absolutamente válidos em um segundo momento. Vale para quem já possui alguma coisa e pretende conservar o que acumulou. Mas acredito piamente que esse não é o melhor conselho para quem está no início da vida e deseja começar a construir riqueza. Se você é um adolescente ou jovem pode achar que temas como aposentadoria, finanças e investimentos tem pouco a ver com a sua idade. Porém, acontece que quanto mais atento você for ao que ocorre no universo do aconselhamento financeiro mais precavido estará em relação a conselhos pouco úteis e eficazes.

Se você é jovem ou adolescente tem uma grande vantagem que as pessoas mais velhas não possuem, que é o tempo. Quanto antes se despertar para essa realidade maior será a sua probabilidade de atingir o sucesso de uma estilo de vida de liberdade financeira e abastança. Mas então como construímos riqueza? A ideia de que um emprego irá salvar você e dar segurança para o resto da vida foi verdade na era industrial, mas não vale mais para a era da informação. A resposta para gerar riqueza e depois conservá la para ter liberdade financeira é entender como a economia funciona.

E para entender como a economia funciona é preciso ter em mente que “gerar valor é a chave”. Não é o mérito ou o trabalho duro, como se a riqueza fosse consequência direta da quantidade de horas que você passa realizando uma atividade. Você precisa suprir uma demanda, construir um produto ou prestar um serviço que seja útil para um grupo grande de pessoas. Note bem, você deve agregar valor, ser útil, ser considerado valoroso para um grupo específico de pessoas e não segundo os seus próprios desejos e caprichos. As pessoas devem adorar tanto o que você tem a oferecer que elas que estarão prontas até a lhe oferecer dinheiro para adquiri las de você. Essa é a verdadeira chave da riqueza.

Agora podemos voltar ao início do texto e discutir as aspas colocadas na expressão “ganhar dinheiro”. Agora que entendeu na essência do que se trata a economia, você pode perceber que “ganhar” é uma expressão totalmente deslocada do conceito de “gerar valor”. Ninguém ganha dinheiro. Essa expressão é muita usada em jogos de azar para pessoas que ganham um sorteio ou uma loteria e está intimamente ligada com o senso de sorte e acaso. Talvez essa seja uma explicação plausível para o desastre da educação financeira do brasileiro médio. Ao associar a
palavra “ganhar” com dinheiro, você tem a ideia inconsciente espalhada no imaginário coletivo de que é preciso “algo a mais” para atingir um outro patamar na vida além da sua própria iniciativa.

Algo como a sorte, o acaso, uma falcatrua, uma desonestidade, um tal jeitinho, um “amigo do amigo meu”, um bom relacionamento com pessoas consideradas influentes e poderosas, enfim, já pegou a idéia não é!?

A expressão fazer dinheiro por sua vez expressa bem a realidade de como a riqueza é criada no sistema de livre mercado vulgarmente conhecido como capitalismo,ou seja, é uma atitude que você toma, uma decisão individual de aplicar esforços, executar uma ação, desenvolver uma estratégia e executar um plano em prol da sua busca por riqueza, abastança e abundância. Algo estritamente relacionamento ao indivíduo e suas ações e não ao acaso, como a expressão “ganhar” pode acabar sugerindo.

Por isso nesse ano que se inicia foque em fazer dinheiro. Reforçando então, como faço para fazer dinheiro? Você faz dinheiro atendendo a uma demanda ou desenvolvendo uma solução que “gere valor” para uma grande quantidade de pessoas. Por isso foque em resolver problemas. Qual problema do seu dia a dia você poderia resolver aplicando a sua inteligência (a sua bagagem de conhecimentos e habilidade inatas e adquiridas ao longo da sua vida)? Como melhorar alguma solução já existente? Como tornar a vida das pessoas mais fácil, mais prática, mais simples? Qual
produto ou serviço deve desenvolver para gerar soluções que tornem a vida das pessoas melhores?

Uma boa dica é olhar para as habilidades que você já possui e estudar o mercado para entender como transformar essas sua experiência, conhecimento e habilidades em algo útil que gere valor (soluções) para pessoas ao redor. Empacote essas soluções em produtos e serviços e as ofereça ao mercado. A riqueza é consequência da repetição desse processo de maneira indefinida em diferentes escalas e mercados. Digo de maneira indefinida pois a riqueza é como uma escada rolante onde se você não sobe, você começa a regredir. Coisas como taxa de juros, inflação, depreciação, vacância, ciclo econômicos, variações de mercado, disrupções causadas por novas tecnologias, novos hábitos de consumo, mudanças culturais entre outros, fazem com que a riqueza mude mão, fazendo a sua fortuna crescer ou diminuir ao longo do tempo dependendo da forma como gerencia o seu patrimônio.

No século passado você tinha pessoas e famílias como os rockefeller, ford, Mauá e empresas outras empresas gigantes como a blockbuster, Kodak e outros semelhantes que hoje simplesmente não existem mais ou que reduziram muito em relação ao que eram antigamente. Essa é uma grande força e beleza do livre mercado, não existem monopólios eternos e indestrutíveis. As empresas mais valiosas da bolsa hoje surgiram nos últimos 50 anos: Microsoft, Apple, Google, Facebook etc. Por melhor que uma empresa seja em oferecer uma solução para um grande grupo de pessoas ela nunca estará imune a concorrência de novos entrantes, novas soluções, inovações, tecnologias e outras situações de mercado e da economia que lhe fogem do controle.

Onde há livre mercado há um processo contínuo e ininterrupto de construção e destruição de riqueza que premeia aqueles que melhor atendem a coletividade. A boa notícia é que você pode usar essa dinâmica ao seu favor por meio da sua criatividade e assim construir a sua riqueza pessoal.

Sendo assim, o melhor conselho financeiro para começar 2020 com o pé direito é sem dúvida alguma focar em gerar valor para o maior número de pessoas que conseguir. Um ótimo ano e até a próxima!

Disclaimer: A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

Nos siga no Google Notícias