Em Pauta

Saúde para idoso. Sim, tua avó tem de adotar um cão

Mário Sérgio Lorenzetto | 04/05/2019 09:00
Saúde para idoso. Sim, tua avó tem de adotar um cão

Raros idosos caminham em tempos frios ou chuvosos. Uma vez bem protegidos, como convencê-los de praticar esse moderado exercício em tempos inclementes? A solução vem em uma pesquisa publicada no British Medical Journal. Os cientistas britânicos, experts em medicina e exercícios, destacam a gravidade do sedentarismo para idosos. Afirmam que menos da metade dos idosos cumprem com a regra dos 150 minutos semanais de atividade moderada a que devem se submeter. Isso, bastam 20 minutos diários de caminhada para cumprir essa saudável meta.

Mau tempo, idoso em casa.

Sabemos que a atividade física declina com o aumento da idade. É normal. Todavia, esse declínio vira zero no inverno e na temporada de chuvas. Os idosos perdem totalmente a motivação para sair de suas casas. Essa pesquisa é antiga e mostra que os idosos efetivamente não saem de casa com tempo ruim. Como atacar esse problema? Foi a indagação que os cientistas britânicos se propuseram responder. A resposta foi bem simples: passear com um cão.

Quem tem um cão se exercita mais.

Participaram 3.123 pessoas da pesquisa britânica. A média de idade estava estabelecida entre 65 e 70 anos. O mais novo tinha 49 anos e o mais velho estava com 91 anos. Verificaram que 18% dos 3.123 idosos tinha um cão. E, efetivamente, todos aqueles que tinham cão, caminhavam mais e em dias de tempo ruim. E mais, quem passeava com o cão era, em geral, muito mais ativo que aqueles que não tinham. Também consideram que esse fator é auspicioso para os cães.

Nos siga no