Em Pauta

Sapiosexuais: a inteligência que te excita sexualmente

Mário Sérgio Lorenzetto | 02/09/2019 06:20
Sapiosexuais: a inteligência que te excita sexualmente

Que as pessoas prefiram e escolham como companheiro(a) alguém inteligente sempre provocou uma certa inquietude. Mas também é um indicativo de que a inteligência é um bem cada vez mais escasso, que abunda menos que a beleza, o carisma ou a personalidade e que, precisamente por isso, é mais apreciado. Todavia, à pergunta: com quem preferiria ir para a cama por uma noite, com alguém com um alto coeficiente intelectual ou com alguém com um corpo e físico invejável? É bem provável que a maioria prefira os hormônios e fero-hormônios.

Há testes para descobrir se você é um sapiosexual.

Os sapiosexuais não só admiram a inteligência como a qualidade que mais os excitam sexualmente como a colocam acima das clássicas questões estéticas, monetárias, de status social ou poder. Algo que sempre ocorreu, mas que nunca havia sido batizado com um nome tão rimbombante. Hoje, todavia, se esgrimem todo tipo de teorias para explicar esse fenômeno. Há testes para detectar se você é sapiosexual, como o de Buzzfeed, e existe até um site de encontros "Sapio", para que os inteligentes, ou os que erotizam essa qualidade, encontrem sua meia laranja.

O "mapa do amor".

Por quê uma pessoa se sente atraída por um determinado tipo de qualidade e não por outra? Essa é a pesquisa com que o cientista neozelandês John Money criou o "mapa do amor". Ele diz que existe um desenho em nossa mente que constitui um mapa complexo da(do) amante idealizado. Esse desenho também está formado por aquilo que nos erotiza e pelas práticas que consideramos mais estimulantes. Algo assim com uma "personalidade erótica". Esse mapa seria como nossas digitais, é único, diz o cientista. Ele se expressa através dos sonhos, fantasias e atos. E começam a ser formados desde que nascemos, com toda as informações, experiências e estímulos que recebemos.

A Sapiosexual mais famosa é Marilyn Monroe.

A história nos legou famosos sapiosexuais. A mais famosa de todos foi Marilyn Monroe. A loira mais tonta de Hollywood afirmou categoricamente que Albert Einstein era o homem mais sedutor que já lhe haviam apresentado. E não duvidou em propor ao gênio: "deveríamos ter um filho juntos para que tivesse meu físico e tua inteligência". No outro lado, o feioso John Waters, principal nome dos cineastas dos anos 70, dizia que jamais iria para a cama com alguém que não têm livros.

Somos todos um pouco sapiosexuais.

Em realidade, somos todos um pouco sapiosexuais. Isso foi o que revelou a pesquisa levada a cabo pela Universidade de Western Austrália. Descobriram que a inteligência é a segunda característica mais valorizada. Só perde, é óbvio, para as características físicas. Mas também valorizamos muito a amabilidade e compreensão. Todavia, advertem que essas duas características - amabilidade e compreensão - não podem ser demasiadamente elevadas. Utilizaram o QI para medir a inteligência e descobriram que o máximo erotizável era de 120. QI à partir dos 135 não erotiza, afirmam os australianos.

Nos siga no