Em Pauta

Os trogloditas fumavam maconha?

Mário Sérgio Lorenzetto | 18/08/2021 06:45
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Os humanos alteram constantemente o mundo. Incendeiam campos, transformam matas em terras de cultivo, plantam e domesticam animais. Mas não só remodelam o mundo exterior, redesenham as mentes. Uma maneira de fazê-lo é alterando nosso "software mental" com mitos, religião, filosofia e psicologia. A outra é mudando o cérebro, o "hardware mental". Essa última mudança é feita com substâncias químicas.


Maconha na cabeça dos trogloditas: as provas são escassas.

As provas arqueológicas sobre o consumo de álcool e de drogas na época pré-histórica são escassas. Os primeiros caçadores coletores que usaram drogas foram africanos. Fumavam uma planta alucinógena chamada "ikaishe", que tem efeitos rápidos. Mas nenhum cientista tem certeza. Acreditam que usavam apenas em transes rituais. Outros contestam.


Teoria anti-drogas.

Alguns cientistas dizem que o estilo de vida dos caçadores coletores era antidepressivo. Tinham excessos de exercícios, sol, natureza e o tempo com a família e amigos. Também afirmam que era excessivamente perigoso ficar "doidão" quando um leão pode estar à espreita ou uma tribo inimiga estar vigiando.


As primeiras provas.

Os arqueólogos encontraram provas de consumo de cannabis e chá na Ásia. Também encontraram provas do consumo de ópio na Europa em 5.700 a.C. . Na Ásia, o consumo de cannabis data de 8.100 a.C.. Herodoto escreveu em 450 a.C. que os citas fumavam maconha, a primeira prova escrita. Já o chá, era, comprovadamente bebido em forma de infusão, na China em 100 a.C.


A cornucopia de drogas americanas.

Tabaco, coca e mate são drogas das Américas. Se há dúvidas que os trogloditas fumavam maconha, ninguém duvida que houve uma explosão no consumo de drogas nas três Américas. Houve, garantem, um "burning" precolombino, sociedades tribais que foram muito devotadas ao consumo de tabaco, coca, mate, peyote, cacto de São Pedro, datura, sálvia, ayahuasca e outras 20 espécies de plantas. Os indígenas eram fascinados por substâncias psicodélicas.


Álcool, quase um deus.

As primeiras bebidas alcoólicas foram encontradas na China e datam de 7.000 a.C.. No Cáucaso, fermentavam o vinho em 6.000 a.C.. Na Mesopotâmia fabricavam cerveja em 3.000 a.C.. Nas Américas, os astecas fabricavam o "pulque" com os mesmos ingredientes da tequila. Os incas bebiam "chicha", uma cerveja de milho e no Brasil era comum o "cauim", bebida feita da fermentação da mandioca ou do milho. É claro, como as demais tribos das Américas, também cheiravam o tabaco.

Nos siga no