Em Pauta

O melhor jogo para crianças: montem um "laboratório"

Mário Sérgio Lorenzetto | 14/10/2019 06:35
O melhor jogo para crianças: montem um "laboratório"

Os convido a preparar vossos pequenos laboratórios de experimentação em casa. A criança aprende mais rápido, e diverte nesse tipo de ambiente. Há um ditado extraordinário para crianças (e adultos): "Não é mais feliz o que mais tem e sim aquele que menos necessita". Pequenos jogos são ferramentas fundamentais para que a criança entenda o mundo que o rodeia. Infelizmente, é comum os adultos não permitirem que esse mundo desenvolva livre e sem diretrizes. O que faz uma criança quando a deixamos tranquilas? Todos sabemos a resposta: jogam. E é isso que fariam sempre se lhes permitíssemos.

"Prefiro brincar com a caixa e não com o presente".

Não há país que não tenham passado pela experiência de presentear a criança com algo caro, bonito e interessante. Ao entregar o presente, a decepção fica estampada no rosto do pai: a criança se interessou pela caixa e não pelo presente. Às vezes, recriminam a criança pela "estranha" preferência. Para quem trabalha com crianças bem sabe que elas são muito capazes de criar, imaginar, construir, sonhar com qualquer objeto. Uma simples caixa, para a criança, tem infinitas possibilidades de jogo.

Valorizam objetos de nosso cotidiano.

Que tipo de jogos devemos presentear? São adequados para sua idade? Que possibilidade de jogos oferecem? Essas são algumas perguntas que os pais deveriam fazer a si mesmos. Uma das melhores respostas é que as crianças mostram interesse por objetos do nosso cotidiano. Uma das mais singelas história infantis é o "Menino Maluquinho", do Ziraldo. Um menino que gosta de andar com uma panela na cabeça. A panela virou um capacete. Por que gostam desses objetos? Porque as crianças outorgam um grande valor a tudo aquilo que nos veem usar com frequência.

Montem um laboratório em casa.

Um belo presente pode custar zero reais. Totalmente grátis. Barata será organizar a apresentação. Na montagem de um laboratório residencial cabem todos os objetos que imaginarem. E mais: podem montar vários laboratórios ou laboratórios-mutantes. Um pequeno exemplo:
1. Comece procurando por uma vistosa caixa de papelão ou de plástico. Algo grande. Também pode ser decorada a gosto da criança.
2. Pense onde possa encontrar peças soltas. Alguns exemplos: pedrinhas coloridas, folhas, conchas, musgos, etc.
3. Elementos reciclados: pequenas caixas de tamanho e formato variado de papelão, embalagens de ovos, garrafas de tamanho e forma variadas, rolos de papel, lixas e tesouras, sem ponta, para varias utilidades...
4. Elementos de ferragem: cadeados, pedaços de mangueira, parafusos, qualquer ferramenta que não machuque a criança.
5. Têxteis: trapos, laços, feltros, lenços, lãs em fio e em tecido....
É fundamental a apresentação. Deve estar bem organizado em caixas ou em cestas. Observem o que interessará à criança. Mudem de tempo em tempo. E lembrem-se daquilo que é essencial: o cérebro se desenvolve em função do entusiasmo com que é utilizado.

Nos siga no