Em Pauta

Nem licor, nem sorvete: o que favorece a digestão

Mário Sérgio Lorenzetto | 16/07/2019 06:45
Nem licor, nem sorvete: o que favorece a digestão

Não se vive do que se come e sim do que se digere. A digestão, de todas as funções corporais, é a que mais influi no estado moral do indivíduo. "Barriga vazia, coração sem alegria", é um correto refrão popular. Todavia, que dor de cabeça pode dar se depois de encher a barriga, temos de esvaziá-la.

Beber para digerir bem.

Que levante a mão quem não ouviu que um "licorzinho" faz bem para a digestão. Esse é um mito muito difundido. No fundo, não passa de uma desculpa para tomar "a saideira". É verdade que favorece o peristaltismo - o movimento intestinal - que faz que sintam que a comida vai avançando no intestino, mas a verdade é que esse licorzinho irrita a mucosa intestinal e geralmente, gera mais mal estar que benefícios.

Não beber água durante as refeições.

Outro conhecidíssimo mito ainda mais popular que o do licor. A invencionice é que não bebam água durante as refeições. Só seria liberado antes ou depois da comida. A ciência já demonstrou que a água não interrompe as refeições. Podem bebe-la antes, durante e depois.

Quem deseja perder peso deve comer frutas?

O mito de que a fruta antes das refeições ou 30 minutos depois é bem conhecido. É verdade que muitas frutas tem fibras que podem saciar a vontade de comer. Todavia, as frutas não facilitam a digestão. Pelo contrário, dificultam por aumentar o bolo que deve ser eliminado.

O papel benéfico da laranja.

O que pode te ajudar na digestão é a laranja. Os cítricos em geral, mas especialmente a laranja, tem um efeito que se chama colagogo. Inexplicavelmente, pouco difundido, o colagogo é o efeito de esvaziar a vesícula biliar. Isso é fundamental para digerir as gorduras. Lembrem-se que uma boa feijoada (refeição muito gordurosa) sempre tem uma laranja. Há um efeito da Laranja que devem tomar cuidado. Se chuparem algumas laranjas em jejum, devem estar próximos de um banheiro desocupado. Isso ocorre por causa do esvaziamento brusco da vesícula. Também vale para alguns kiwi. Que ainda tem a vantagem de ser rica em activina, uma substância que estimula o peristaltismo e o trânsito intestinal.

"Uma maçã ao dia mantém o médico longe".

Esse é um velho ditado dos ingleses. A maçã tem um tipo de fibra que se chama "fibra solúvel". Ela forma um gel que melhora a consistência de tuas deposições. Elas não ficarão nem muito duras e nem muito líquidas. Todavia, não há nada na maça que faça que a digestão seja mais rápida ou mais lenta.

Mamão e abacaxi ajudam a digestão?

O abacaxi tem um composto que é a bromelina. O mamão tem a papaína. Ambos não estão devidamente estudados para sabermos se apresentam algum efeito gastrointestinal. São utilizados na indústria alimentícia para conservar melhor os alimentos.

Alface, rúcula, espinafre... as folhas verdes auxiliam a digestão?

As verduras de folhas verdes tem muitas fibras. Elas fazem com que nosso trato intestinal tarde um pouco mais para eliminar as deposições. O intestino perde tempo tentado digerir essas fibras. Muitas não são digeríveis e aumentarão o bolo.
Se desejam comer folhas, procurem pelas amargas. Só elas têm em sua composição o mesmo efeito colagogo dos cítricos. A alcachofra, apesar de não ser amarga, também apresenta esse efeito colagogo.

O sorvete melhora a digestão?

Quando comemos aumentamos nossa temperatura corporal. Quando tomamos um sorvete, logo após a refeição, há um efeito refrescante que nos dá a sensação de uma melhor digestão.
Não é bem assim. O sorvete é gorduroso. As gorduras são as últimas a serem quebradas em uma refeição, tornam as digestões mais pesadas. Mas e se for um sorvete de limão, alguém pode questionar? A resposta é simples: os sorvetes não melhoram a digestão.

Nos siga no