Em Pauta

Melhor cão do mundo, Inis Fáil transformava água em vinho

Mário Sérgio Lorenzetto | 07/08/2021 09:50
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Cachorros são a espécie mais diversa do planeta, depois dos humanos, mas todos são parentes dos lobos. Do Chihuahua ao Poodle, do Husky ao Shih Tzu, todas as raças caninas tem 99% do DNA em comum com lobos. Além disso, como lobos e cães podem se cruzar, são considerados da mesma espécie. Há muitas teorias sobre quando o cão e o lobo se separaram na árvore evolutiva, mas é impossível responder com certeza, quando e onde ocorreu tal separação.


O primeiro cão da história.

Se não é possível saber a origem exata de nossos amigos caninos, sabemos algo sobre o primeiro cão da história escrita. Quando um rei do Egito, cujo nome ironicamente não sabemos, perdeu seu querido cão, quis garantir que a "ka", ou "alma", do cachorro encontrasse a vida após a morte e o esperasse quando seu próprio dia chegasse. Por isso, fez um velório de faraó para o cachorro e escreveu seu nome em hieróglifos na parede do túmulo. Abuwtiyuw, às vezes transcrito Abutiu, é um dos primeiros cachorros domesticados de que temos conhecimento, e o primeiro a ter seu nome registrado. Mas, na história contada pelos cachorrinhos, nenhum é mais importante para os humanos que Inis Fáil.


Cão que transforma água em vinho é o rei da criação.

Que leão, coisa alguma, o animal mais importante da história (ou das lendas) foi Inis Fáil. Ele tem sua origem na Irlanda, aquele país onde os humanos entornam todas e mais algumas. Contam que Lugh, uma divindade, castiga os filhos do rei por terem matado o próprio pai. A divindade envia-os em uma missão para trazerem uma série de itens quase impossíveis de serem encontrados, um deles é o cão Inis Fáil. As crianças completam a busca e o cão se torna o mestre da região. Inis Fáil, além de transformar a água onde banhava em vinho, nunca perdeu uma só caçada.

Nos siga no