Em Pauta

Evitando Covid em ambientes fechados com medidores de CO2

Mário Sérgio Lorenzetto | 31/03/2021 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Ventilação contínua e controle permanente de CO2: duas chaves para evitar o contágio em ambientes fechados. O uso de medidores de CO2 em ambientes fechados é a grande novidade que começa a ser aplicada na Europa para abrir o comércio e garantir o bom funcionamento de escolas e indústrias.


Medir o ar respirado por outras pessoas.

Não há um aparelho que detecte a presença do coronavírus em um ambiente fechado. Mas, os cientistas europeus começam a aprovar o uso de aparelhos que medem CO2 ambiental, detectando a presença de ar respirado por outra pessoa em locais fechados. Ar respirado por outra pessoas, significa a possibilidade de que tenha coronavírus. Ao respirar exalamos CO2 , se for em exteriores, o risco de contágio é baixíssimo porque não há ar que tenha sido respirado por outra pessoa.


Medindo o ar respirado por uma pessoa em um carro.

Se o carro é compartilhado e não há ventilação, em apenas 10 minutos algo como 8% do ar presente no carro veio da respiração da outra pessoa que está no carro. Nesse tempo, se uma das pessoas estiver contagiada com covid, o risco da outra de ficar doente é de 30%. Se os dois ficarem uma hora dentro desse carro, o risco sobe para 71%. Esse é um exemplo do que ocorre em um ambiente fechado. Observe que o fator tempo é muito importante. Leve esse exemplo para salas de aula, lojas e indústrias. O raciocínio é o mesmo.


Janelas abertas em 5 centímetros.

Se as duas pessoas no carro abrem suas respectivas janelas em 5 centímetros, a ventilação cruzada renova o ar até 9 vezes por minuto. O,ar respirado, cheio de CO2, desaparece. A probabilidade de contágio é muito baixa.


Pássaros que os mineiros levavam ás minas.

Não é a primeira vez que combatemos ameaças que não vemos (só enxergamos o vírus com microscópio) com medidas indiretas. Os pássaros que os mineiros baixavam com eles às galerias, para detectar a fuga de um gás, é a melhor metáfora.


Em torno de R$200, os medidores de CO2 são baratos e eficientes.

Se não podemos contar com um aparelho que advirta a presença do vírus em uma escola, por exemplo, podemos contar com um medidor de CO2. A maior concentração desse gás, que expulsamos ao respirar, pior é a ventilação do lugar. Uma simples medição reduz o risco de contágio enormemente.


Medindo o CO2.

A OMS limita um ambiente saudável em 1.000 ppm de CO2, com uma taxa de infecção de 1,5%. No polo inverso, o melhor ambiente, bem ventilado, tem 412 ppm de CO2 e taxa zero de transmissão de vírus. Veja abaixo a tabela da OMS:



Nos siga no