Em Pauta

Das 40 pessoas com mais de 110 anos, só há um homem

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 20/03/2024 07:20
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A pessoa mais velha do mundo tem 117 anos. Maria Branyas é uma norte-americana que vive na Espanha desde a juventude. Ela diz que nada fez para ter tanta idade e que não tem nenhum mérito. Mas não é o que os cientistas afirmam. Garantem que, além de ter ótimos genes, Maria  teve uma vida tranquila, quase todo tempo dentro de casa. Especialmente, não teve o estresse do trabalho fora de casa. E mais: o fato de cozinhar sua própria alimentação, sem nunca ter comido fast food, também é determinante. E sua alimentação tem toda as regras da mediterrânea, com muito azeite de oliva, verduras e frutas.


"O que espera da vida? A morte".

Maria sabe que vive uma realidade insólita a cada dia. Ela não teve câncer, nenhum problema neurodegenerativo e nem patologias cardiovasculares. A morte, para ela, não é um tabu. "Estou vivendo anos além da conta. A morte é uma visita esperada. Quero toda a serenidade para suportar a dor e toda a alegria para desfrutar o que é bom", garantiu em uma entrevista (que talvez seja a última, pois já não aceita falar com jornalistas). Também diz que não quer se converter em uma pessoa amarga, aconteça o que acontecer.


Nunca perdeu a alegria de viver.

Maria viu e viveu a história do século passado e parte deste. Superou as duas guerras mundiais, a guerra civil espanhola e a gripe que matou muito mais gente que a covid. Também teve covid, e saiu dela sem novos problemas de saúde. E ela comenta que as pessoas se queixam em excesso. Não sabem o que é passar fome (que ela passou nas guerras), não ter eletricidade, não ter água, telefone, televisão e um teto seguro. "A humanidade sobreviveu e eu nunca perdi a alegria de viver", diz sobre sua imensa capacidade de ter uma ótima saúde psíquica.


Mistério: só um homem.

As cidades com maior esperança de vida - acima de 83 anos são: Okinawa no Japão; Nuoro na Itália, Loma Linda nos EUA; Nicoya na Costa Rica e Icaria na Grécia. Dizem os cientistas que elas se destacam por ter em média boas genéticas. Essa genética é mantida pelos costumes de certa dose de endogamia, própria de comunidades que tem forte tendência de costumes rurais. Mas há um dado que ninguém sabe sequer emitir uma hipótese: das quarenta pessoas com mais de 110 anos existentes no mundo, somente um é homem.

Nos siga no