Em Pauta

Boulos será o herdeiro de Lula? O trotskismo irá ao paraíso?

Mário Sérgio Lorenzetto | 23/11/2020 08:13
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Em um ato em São Paulo, Boulos referiu-se a Moro como "xerifinho sem vergonha". Também chamou os juizes do TRF-4, de "três anões morais e jurídicos". Ao lado de Lula, discursou: "Chega do tempo de obediência. Agora é tempo de ir para cima. Conta com a gente, presidente Lula. Se eles quiserem, se ameaçarem, se tentarem botar o dedo no senhor, o bicho vai pegar neste país porque não vão prender porra nenhuma e nós vamos para cima".


A prisão reforçou os laços entre Boulos e Lula.

Quando Lula decidiu refugiar-se no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo, Boulos marchou até lá com uma multidão de sem-tetos. Ao longo das 48 horas que permaneceu no prédio, Boulos esteve ao lado de Lula. No palanque, defendeu a resistência e à prisão: "A nossa disposição é não deixar prenderem o Lula". Em seu discurso, Lula tratou Boulos com deferência inesperada. Causou ciumeira generalizada nos petistas. "vocês têm de levar em conta a seriedade deste menino", disse Lula, referindo-se ao líder dos sem-tetos. E concluiu: "Você tem futuro, meu irmão, é só não desistir nunca".


O filho de Lula.

Após o discurso, Lula se deixou conduzir no meio da multidão. Em vez de um metalúrgico ou de um membro do PT, quem o carregou foram os militantes dos sem-teto. No dia seguinte à prisão, dois filhos de Lula - Lurian e Marcos Cláudio - foram a um ato dos sem-teto. Abraçada a Boulos, o líder do movimento, Lurian disse vê-lo como um irmão. "Ele tem sido como um filho para o meu pai".


Boulos é trotskista?

Boulos nunca foi filiado ao PT. Pelo contrário, durante todos os anos do petismo no poder, Boulos foi uma pedra no sapato petista. Não admitia que a construção das casas populares fossem realizadas por empreiteiras. Brigou com o petismo o tempo todo. A encrenca foi resolvida por Lula que criou uma linha especial de crédito para o movimento sem-teto. Boulos acabou se filiando ao PSOL, um partido de esquerda trotskista. Mas ninguém sabe responder se ele, um militante do Partido Comunista Brasileiro na juventude, portanto, arqui-rival dos trotskistas, resolveu passar para essa linha da ultra-esquerda. O PSOL, mesmo sendo trotskista, aceita a filiação de pessoas que não corroborem com esse ideal extremista.


Trotskismo, isso é de comer?

Mas, o que vem a ser "trotskismo", essa corrente de pensamento considerada de extrema-esquerda? O trotskismo é uma ideologia de esquerda baseada nas ideias de Leon Trotski, o comandante do Exército Vermelho, sobre o marxismo e a revolução russa. Para Trotski, a revolução comunista não poderia ficar restrita à União Soviética. Mas essa é uma conversa fiada. A verdade é que Trotski lutou contra Stalin pelo poder....e perdeu. A União Soviética, chefiadas por Stalin, levou os partidos comunistas ao poder na China, na Coreia do Norte,  no Vietnã, em Cuba.... A outra diferença é que os trotskista queriam chegar ao poder e estabelecer o socialismo, a estatização de tudo, nos demais países, sem passar por uma fase de alianças com partidos democráticos. Os demais comunistas propunham chegar ao poder só depois de um período de alianças com os não socialistas. Passou da hora de entenderem que a esquerda não é farinha do mesmo saco. Há profundas diferenças entre PT, PSOL, PSB, PDT, PSTU e PC do B.
Nos siga no