Em Pauta

Biden propõe imposto universal de 21% para empresas

Mário Sérgio Lorenzetto | 13/04/2021 06:18
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Poucos meses se passaram da posse de Joe Biden no país mais poderoso do mundo. O mandatário propôs uma verdadeira revolução global. Esta pedindo um imposto de 21% para todas as empresas do mundo. E vai além, diz que as multinacionais devem tributar onde geram benefícios e não manter a velha ordem de enviar quase todo dinheiro que faturam para suas matrizes, seus países de origem. O debate, inicialmente, será travado no âmbito da OCDE, que redesenhará as regras fiscais internacionais.


Os países deixam de receber R$ 1,5 trilhão pelos benefícios.

A conta de que os países deixam de receber R$ 1,5 trilhão devido aos benefícios que recebem dos governos foi feita pela entidade Tax Justice Network (TJN). O problema da evasão de impostos vem de longe. Foi inaugurada, no Ocidente, pelo banco JP Morgan que não pagou um só centavo em 1931 e 1932. A jogada foi enviar todo o dinheiro desses dois anos para os paraísos fiscais que começavam a se tornar agressivos.


Como se lava dinheiro. O caso de Delaware.

Pensou em lavagem de dinheiro, lembrou da Suíça e de países das Bahamas. Ledo engano. O lugar onde ocorre a maior lavagem de dinheiro do mundo é o Estado de Delaware, nos Estados Unidos. Esse diminuto Estado, de apenas 900.000 habitantes, localizado entre as cidades de Washington, Boston e N.York, tem mais de um milhão de empresas constituídas. Isso mesmo, mais de uma empresa por habitante. A rua principal de Dover, sua capital, tem mais de 25 mil empresas. É lá que empresas como Coca Cola, Apple, Google, American Airlines, KFC, Disney e muitas outras, montaram suas sedes, seus centros de lavagem de dinheiro. Acredite, a regra é: grande empresa, grandes lavagens, ainda que existam poucas exceções.


Durma com esta: 40% dos investimentos são fantasmas.

"Aproximadamente 40% do investimento estrangeiro direto mundial é fantasma". Quem afirma é o FMI. A cada vez que você ouvir dos governantes que ocorreu "X" de investimentos no Brasil, saiba que algo como 40% deles são fictícios, falsos. Quer dizer, não tem atividade produtiva alguma por trás deles. Só o "investidor" ganha, o país só perde.


Recebimento médio de impostos por região.

A América Latina está entre as regiões do mundo que menos impostos recebem efetivamente. Abaixo dela, só a Ásia. Veja o quadro abaixo feito pela OCDE:



Nos siga no