Em Pauta

As vacas são culpadas do aquecimento?

Um mundo contra a pecuária

Mário Sérgio Lorenzetto | 10/08/2019 08:29
As vacas são culpadas do aquecimento?

A ONU acaba de lançar um alerta: todos devemos mudar nossas dietas para que não ocorra o Armagedom climático, o superaquecimento da crosta terrestre que exterminará animais e vegetais. A Europa tem no seu atual verão a prova contumaz dessa teoria encampada pela quase totalidade dos cientistas: nunca enfrentaram temperaturas tão elevadas como as atuais. Para muitos, as grandes culpadas são as vacas, ou melhor, o "pum" das vacas. Não há jornal importante no mundo que não tenha a vaca como sua capa. "Vaca, a grande culpada". Se ela já vinha caindo pelas tabelas da imprensa, hoje, caiu no abismo da propaganda nefasta. Mas, será que leram o relatório completo da ONU?

As vacas são 22% das proteínas animais.

A resposta à indagação da culpa das vacas é um sonoro "não". Nada menos de 77% das proteínas animais são produzidas à partir dos porcos e dos frangos. As vacas são tão somente 22% dessas proteínas. Quer dizer, de cada 100 animais que o humano mata para sua alimentação, só 22 vacas irão para os frigoríficos.

Pum de vaca x Pum de porco e de frango.

Há um balanço de gases pouco difundido. A ideia de muitos nutricionistas e médicos é a de execrar as vacas. Não há nada para discutir quando afirmam que as vacas lançam ao ar gás metano. Todavia, "esquecem" de contar que os porcos e frangos lançam óxido nitroso e CO2. Também é verdade que o metano, lançado pelas vacas, tem um potencial de aquecimento 28 vezes maior que o dos óxido nitroso e CO2. Mas, o metano hoje lançado por uma vaca aquecerá o planeta por, no máximo, 10 anos. Já o óxido nitroso e o CO2 durarão mais de 100 anos, dez vezes a mais que o metano. Não há dúvida, portanto, que as vacas não são culpadas sob o aspecto balanço de gases.

Balanço do excesso e da falta de consumo da carne bovina.

Em algumas partes do mundo - como no MS - é imperativo reduzir o consumo de proteína animal. Mas, cuidado, há imensas regiões do planeta - como na África e na Ásia - onde as pessoas necessitam aumentar o consumo de carne porque tem uma dieta baixa em proteínas.
O relatório da ONU diz com toda a clareza que a dieta ideal, tanto para a saúde como para o meio ambiente, é a denominada " flexitariana", com um consumo de proteínas animais baixo. São os vegetarianos e veganos que desejam o fechamento dos frigoríficos. Talvez, o extermínio das vacas.

Nos siga no