Em Pauta

As franquias campeãs no Brasil

Mário Sérgio Lorenzetto | 03/08/2018 08:39
As franquias campeãs no Brasil

Para quem vivia em uma pequena cidade, era um evento digno de nota visitar uma grande ou média cidade e comer um Big Mac no McDonalds. Essas viagens viraram raridade porque o McDonalds está indo cada vez mais para o interior. Juros em queda e inflação sob controle criaram um ambiente propício para esse tipo de investimento. A economia está crescendo muito mais nas pequenas cidades que nas grandes e a turma do McDonalds já percebeu o avanço da riqueza no interior. Está investindo US$500 milhões para abrir 180 lojas na América Latina, dessas, 100 lojas serão no interior brasileiro. O McDonalds já conta com 2.009 lojas no Brasil, ocupando a quarta posição no ranking das franquias.

É a mesma receita adotada pela campeã "O Boticário". Maior rede de franquia do Brasil, O Boticário alcançou a meta de 3.762 lojas. O negócio, que começou como uma pequena rede de farmácias, conta com mais de 9 mil funcionários e faturamento de R$12 bilhões.

A Cacau Show é a chocolataria criada há 30 anos que chegou à terceira colocação com 2.081 lojas. Cresce a uma taxa de 20% ao ano fora do território brasileiro.

Microsoft avança no mercado da educação digital.

A desenvolvedora do Windows anunciou a aquisição da empresa norte americana Flipgrid. Trata-se de uma plataforma online de vídeos que conecta professores com alunos. Já conta com 20 milhões de usuários em 180 países. Com a compra, a ideia da Microsoft é disponibilizar a ferramenta de forma gratuita para instituições de ensino como forma de fortalecer sua marca. Vale lembrar que essa não é a primeira iniciativa da gigante no segmento educacional. A empresa já havia lançado versões estudantis do pacote Office e também criado um módulo educacional dentro do jogo de computador Minecraft.

Vai ao mercado uísque de 72 anos.

A destilaria escocesa The Macallan engarrafará um uísque que passou 72 anos em processo de envelhecimento. Essa é a bebida mais velha da história da famosa empresa. O processo de destilação começou nos anos 1940, após a Segunda Guerra e foi batizado de The Genesis Decanter. O single-malt vem em garrafa de cristal e o estojo é feito com madeira de origem sustentável. O preço é bem conta para os bilionários: "apenas" US$60 mil.

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