Em Pauta

A evolução estava bêbada?

Mário Sérgio Lorenzetto | 02/09/2018 11:34
A evolução estava bêbada?

A natureza é sábia e está cheia de todo tipo de maravilhas. Ainda que em algumas situações pareça que não teve tempo suficiente par fazer seu trabalho ou estava de ressaca. À seguir, alguns animais com físico, digamos, surpreendentes, que nos sugerem questionar se a ideia era boa, por exemplo, no caso do lagarto cornudo que expele sangue pelos olhos. Obviamente é. A evolução não têm nenhum objetivo final nem lógica interna. Ela nunca se pergunta qual seria a tática de defesa mais inteligente, qual o método de reprodução mais simples, ou se um peixe se parece com um peixe. Em lugar dessas indagações mais coerentes com o pensamento humano, apenas faz provas atrás de provas - ainda que pouco aconselháveis ou até ridículas - e o resultado pode não ser bonito. Muitas vezes é assombroso ou divertido. Ainda que o lagarto cornudo não esteja de acordo.

O lagarto cornudo se defende dos coiotes lançando sangue pelos olhos. Esse sangue contêm substâncias nocivas. Se alguém se atreve... não sairá em bom estado.

O peixe lobo vive no norte do Atlântico e no Ártico. Mede metro e meio de longitude. E esses dentes que parecem nunca ter visto um dentista, servem para comer qualquer coisa, inclusive ouriços do mar. Contam que sua carne é muito saborosa.

Este ouriço do mar é chamado de "ouriço coração" ou "batata do mar". Mede menos de 10 cm e vive a maior parte do tempo enterrado na areia. Não se enganem, é um animal.

Não é recomendável ver este peixe antes de dormir. Pesadelo. Vive nas profundezas abissais do Atlântico e do Pacífico.São conhecidos como "peixe machado".

O tardígrada ou urso da água mede meio milimetro. Sua capacidade de sobrevivência é colossal. Suporta frio e calor extremos. e o mais incrível: suporta radiação. Quando percebe algo estranho, entra em estado de animação suspensa que pode durar até 120 anos. Encontraram fósseis de tardígrada de 500 milhões de anos.

Ainda que pareça um monte de lixo, o peixe pedra vive camuflado nas águas do Pacífico e do Índico. É o peixe mais venenoso que existe, inclusive para humanos.

Este macaco têm a cara azul quando pequeno. Quando envelhecem passam a ostentar um nariz longo e carnoso que se incha e fica roxo quando se excitam ou ficam com raiva.

Isso que enxergam é o nariz do animal denominado "nariz estrelado". Os tentáculos o ajudam a apartar a terra de suas fossas nasais quando está escavando.

Parece que saiu de alguma ficção "Star Wars". Este é o morcego da fruta das Ilhas Salomão. Seu nariz em formato de tubo é uma piada hilariante.

Merece uma aposta. O que é isso que estão vendo na foto acima? Desenho, animal ou vegetal? Quem apostou em animal, acertou. É uma esponja carnívora. É mais conhecida nos meios científicos como "esponja ping-pong".

As melhores imagens da semana.

Um homem leva seus dois Yorkshire Terrier com capacetes e óculos.

Para quem tem curiosidade sobre como vive o povo da Coreia do Norte. Blocos de apartamento em Pyonguyang.

Esta foto responde uma parcela da indagação: "Como os chineses ficaram tão ricos". A resposta parcial é: "Trabalhando com criatividade". Um trabalhador chinês carregando dezenas de bicicletas em uma moto que adaptou.

Nos siga no