De olho na TV

Caros Amigos substitui Lula por FHC no noticiário nacional

Reinaldo Rosa | 19/02/2016 11:48

ATÉ QUANDO – O governo estadual anterior optou pela programação de TV Educativa carioca. Insossa, chamava menos a atenção de telespectadores e registrava traço na audiência. Sob o comando do jornalista Bosco Martins, voltam ao ar atrações da TV Cultura, de São Paulo. Noticiário político e cultural coerentes com o atual momento.

A DEPENDER DA CRÔNICA - ‘Donos da Bola’, na TV Guanandi, a partir desta semana, vai ao ar com uma hora de duração. Com a atração comandada por Elson Pinheiro, verifica-se que o futebol local não carece de apoio. Falta só jogadores e dirigentes entrarem no campo da emoção que este esporte pode proporcionar.

FALANDO NISSO – No ‘Tribuna Livre’, da FM Capital, Elson cita transmissões que faz na Rádio Difusora; o programa na TV Guanandi, sem a menor cerimônia. Prova de que a tese de “não fazer propaganda gratuita” de concorrentes (ou de empresas) é puro modismo criado pela rede Globo. E que a maioria foi atrás.

E AGORA – Jornalões e revistonas do eixo Rio-São Paulo omitiram, por interesses particulares, fofoca que todo mundo sabia, em Brasília, nos anos 90. A revistinha ‘Caros Amigos’ o fez e, hoje, depois de morta, é reverenciada pela opção ao leitor de então.

Ô MÔNICA – Príncipe do PSDB e dos bons costumes, ex-presidente Fernando Henrique Cardoso perde a máscara graças à ex-jornalista da rede Globo. Entrevista de Mirian Dutra à Mônica Bergamo, na Folha de São Paulo, mostra como brasileiros, uma vez mais, pagaram a conta de corpos que aquecem camas do poder.

PERGUNTA MATRACA – Desde quando a Globo mantém correspondente em Barcelona?

VC NA COLUNA - “Onde está o erro da emissora (‘Jornal Nacional’ e as repetidas matérias sobre sítio frequentado por Lula, em Atibaia) neste caso Reinaldo Rosa? O papel dela é informar a população, ou não? Somente pela ótica de 'petistas', divulgar os procedimentos danosos à nação, perpetrados pelo Lula e sua caterva é 'enrolar telespectadores', e creio não ser esta a visão do juiz Sérgio Moro conhecedor que é, por delações de cúmplices, das entranhas de tão obscuro fato. O Luis Nassif é sabidamente defensor do PT, e neste caso quem está sendo acusado é o Lula não a Globo, talvez, em uma outra oportunidade chegue a vez dela”. Antonio Mazeica

R DO R – Papel de informar não enseja, necessariamente, ser seletiva em informações de interesse geral. 2 – Mencionar fatos que têm similitude com atos praticados pela própria rede Globo escancara um telhado de vidro que prejudica sua editoria diária. 3 – Atentos observadores percebem as cores partidárias que, como todo brasileiro, tem o juiz Sérgio Moro. Sua esposa, Rosângela Wolff de Quadros Moro, é assessora jurídica de Flávio José Arns (PSDB), vice-governador do Paraná. Como toda brasileira, ela labuta onde melhor lhe convém. 4 – Luis Nassif, como todo brasileiro, tem sua cor partidária preferida. Por força da profissão, aponta fatos obscuros praticados por uma empresa de comunicação que comenta o rabo alheio sem olhar para o próprio umbigo.

VC NA COLUNA II - O Luiz Nassif é defensor do PT e não pode dar sua opinião. Mas antipetistas podem. Quem é que está pedindo democracia, ética e similares? Edson Moraes

Nos siga no Google Notícias