De olho na TV

Atual momento amplia leque de opinião na comunicação de MS

Reinaldo Rosa | 04/04/2016 10:30

SINAL DE ALERTA – Credenciado jornalista dá como certa a indicação de apresentador de programa popularesco como vice de algum candidato a prefeito, em Campo Grande. É esperar para ver; e constatar como anda a avaliação do quesito qualitativo da política regional.

TRIBUNA VIA RÁDIO – Atualmente enchendo os ouvidos de plateia nada exigente em qualidade musical, Pedrinho Espina é mais um a insistir em novos voos. Atualmente na ‘regra três’ do Legislativo, acredita ter mais força para encarar a próxima campanha eleitoral.

SOBRE VIDA – Futebol sul-mato-grossense finaliza primeira fase com boa dose de cobertura da crônica esportiva local. Embora louvável o esforço da TV Morena, no domingo, foi desleal a briga pela audiência com a TV Guanandi que transmitiu o jogo do campeonato paulista.

CAUSAS – “Com impecável senso de oportunidade, a TV Globo escolheu exatamente o momento da Constituinte no Brasil para inaugurar sua lista negra. Quem sair da emissora sem ter sido mandado embora corre o risco de não poder mais trabalhar em comerciais, sob a ameaça de que estes não serão lá veiculados”. Trecho da matéria ‘Falando sério’, de Jô Soares, em 1987.

E CONSEQUÊNCIAS – Reunião de anunciantes resultou no óbvio. Respeitam a Globo pelo seu profissionalismo e larga vantagem sobre os demais órgãos de comunicação, mas reconhecem que “o jornalismo está manipulando de forma criminosa e já há movimentos nas redes sociais pressionando nossos consumidores a não comprarem os produtos que produzimos”. Do campo-grandense Sidney Rezende, ex-Globo News.

TÔ NEM AÍ - A Globo, por sua vez, já se manifestou oficialmente, várias vezes, no sentido de que apenas informa os fatos políticos com isenção. E que não é geradora dos acontecimentos políticos e econômicos que noticia. Então tá.

VC NA COLUNA - "O jornalismo da rede Globo – assim como das demais redes – escancaram suas escolhas, finalidades empresariais e político-partidárias. O mesmo pode-se dizer do colega colunista Reinaldo Rosa (ou seria Vermelho?)". Daniel

R DO R – Caro Daniel, você suprimiu do citado parágrafo que a Globo e demais redes ‘têm o direito de fazê-lo’ (escancarar suas escolhas). Esta coluna discute a imposição de ideais particulares embutidos em informações de interesse geral. Classificação de cor da patrulha não fecha este espaço criado para escancarar opiniões e escolhas próprias.

VC NA COLUNA II – Sobre a nota ‘Nenhum de nós’. “Acredito que está errado na informação. A Educativa que tem um programa dedicado aos artistas sul-mato-grossenses é a FM Educativa UCDB. O programa é ‘O Som do MS’, que vai ao ar de segunda a sexta, das 17 às 18h”. Pedro Borges

R DO R – Pedro Borges, sua informação está correta; tanto quanto a da coluna. A 104 Rádio Educativa FM, de 11h às 12h, transmite o programa ‘Na cadeira do DJ’ – criação de Lizoel Costa –, tendo Celito e Jerry Espindola na apresentação do atual formato. Errei ao não citar a atração da UCDB. Valeu o alerta. Um abraço.

Nos siga no Google Notícias