De olho na TV

As peculiares interpretações do noticiário de rádio e TV

Reinaldo Rosa | 29/10/2014 10:05

Não foi - Reinaldo Azambuja não foi ao ‘Bom Dia MS’, desta segunda-feira, quebrando a tradição do informativo de entrevistar candidatos vencedores. Manifestação do eleito sobre ‘pau no ibope’ no discurso da vitória foi tirada da edição do informativo da TV Morena.

QUAL É? – Direção do PSDB foi questionada - por responsável pelo ‘Bom Dia’ - sobre possível retaliação ao que fora prognosticado pela emissora na véspera da eleição. Admissão de culpa em informações durante a campanha de Reinaldo Azambuja. Ato falho.

PARA POUCOS – Jornal UCDB continua com bons índices de audiência; na reitoria da Universidade. O monocórdico rádio jornalismo matinal da FM UCDB é simples repassador de informações inseridas em sites e jornais de todo o país, sem acrescentar uma linha de opinião de seus editores.

NOTA TRISTE – Legisladores locadores de espaço no rádio e repetidoras de TV voltaram a comandar programas com finalidades – pessoais - determinadas. Cooptação de eleitores para a campanha 2016 já foi reiniciada. Sacolões; consultas médicas; salmos e músicas gospel no ar. Assim caminha a humanidade privilegiada.

TAMU JUNTO – Fonseca Júnior continua no comando do ‘Frequência 102’, entre dez e 11 horas, na Rádio Jornal de Amambai. Integrante do sistema Globo de rádio, a parceria registra sucesso sem que profissionais locais sintam-se ‘ameaçados’ no mercado de trabalho.

NOS TEMPOS DAS DIRETAS – Na fala da reeleita a presidente, Dilma Rousseff, não faltou o famoso verso ‘abaixo a rede Globo; o povo não é bobo’ por parte da militância presente. A emissora só se referiu à matéria da Veja (sobre conhecimento de Dilma e Lula das propinas da Petrobras) depois que a sede da revista foi atingida por vândalos. São variantes as formas de fazer jornalismo nas terras brasilis.

NA REDE – “É por isso que eu não me arrependo em dizer: obrigado internet. Você foi o que se destacou nesta Nova Era, pois não escolhe tempo ou idade, não apaga as grandes décadas que fizeram a história do mundo moderno; diferentemente da TV e do Rádio. Que, infelizmente, se venderam ao mercado e a Indústria, e só tocam aquilo que lhes pagam para tocar”. Felipe – sobre proliferação de programações flash back.

VC NA COLUNA – “Vamos olhar pra frente! Os tucanos sabiam que, Dilma reeleita, é bem provável que o PT governe o Brasil por mais 12 anos. Em 2018, Lula será novamente candidato a presidente da República.... Resumindo: é só combater o bom combate, ter fé, e os próximos anos serão muito profícuos na nossa política regional e nacional”. (Lúcio Maciel)

EM BUSCA DE AUDIÊNCIA - Rede Record foi condenada pela Justiça do Rio de Janeiro a indenizar a apresentadora Xuxa em R$ 100 mil. A 16ª Câmara Cível confirmou a sentença que estipula o pagamento da emissora por exibir fotos em que ela aparece nua no extinto "Programa do Gugu", em maio de 2012. A indenização por danos morais foi fixada, enquanto a quantia por danos materiais ainda será calculada. Procurada, a Rede Record preferiu não comentar a decisão judicial, mas ainda há possibilidade de um novo recurso.

Nos siga no Google Notícias