Cidades

Visando reinserção, festas caipiras são realizadas em presídios do MS

Nyelder Rodrigues | 25/06/2012 20:58
Em Campo Grande, o Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (EPFC) abre amanhã (26) a festa (Foto: Divulgação)
Em Campo Grande, o Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (EPFC) abre amanhã (26) a festa (Foto: Divulgação)

Vários estabelecimentos penais da Capital e do Interior do Estado estão recebem em junho e julho uma programação de festas caipiras, realizadas pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

A iniciativa faz parte do calendário escolar e tem por objetivo contribuir com a reinserção social dos internos, já que os festejos fazem parte da tradição cultural do País. Durante os festejos são realizadas brincadeiras, barracas com variadas comidas típicas, apresentação de danças e a tradicional quadrilha, com reeducandos formando “casais”.

As festas são promovidas por meio da Escola Polo “Regina Anffe Nunes Betine” – responsável pelo ensino nas unidades penais de Mato Grosso do Sul – e das direções dos presídios, e são destinadas, principalmente, aos internos que estudam. Os enfeites são preparados pelos próprios reeducandos, durante o período das aulas.

Conforme o cronograma oficial, na Capital, as comemorações caipiras tiveram início no dia 15, no Estabelecimento Penal de Amambai e já foram realizadas nas unidades de Jateí, Paranaíba, Cassilândia, Rio Brilhante e Ponta Porã.

Nos siga no