Cidades

Vigilância sanitária avisa que vai vistoriar 13 asilos

Redação | 16/04/2010 14:38

A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde avisa que a partir da próxima terça-feira começa a vistoriar as 13 casas que prestam atendimentos a idosos na Capital, chamadas de Instituições de Longa Permanência para Idosos.

A proximidade do inverno preocupa, porque muitas vezes os idosos ficam em condições precárias que contribuem para proliferação de doenças respiratórias.

Na lista de regras a serem fiscalizadas em relação a infraestrutura do local estão questões como acessibilidade e ambiente, área mínima dos quartos, dormitórios separados por sexo e quartos para no máximo quatro pessoas. Esses locais também têm de ter uma enfermeira responsável técnica, nutricionista e profissionais com formação universitária para atividades de lazer.

Sobre a rotina de trabalho de fiscalização "existem casas, por exemplo, que abrigam 15 idosos quando não deveriam ter mais do que oito", relata, via nota da assessoria, a chefe do Serviço de Estabelecimentos de Saúde da Sesau, Tânia Carla Micnov.

Em caso de irregularidades, é expedido auto de infração e, se não houver adequação num prazo de 24 horas, a casa pode ser fechadas, caso não estiver cumprindo pelo menos 50% da legislação.

De acordo com a gravidade das irregularidades encontradas, o auto de infração resulta em advertência ou multa que varia de três mil a aproximadamente sete mil reais. (Informação da Assessoria da Prefeitura).

Nos siga no Google Notícias