Cidades

Verão começa hoje com previsão de temporais, granizo e muito calor

Caroline Maldonado | 21/12/2014 17:14
Crianças se refrescam na lagoa do Parque das Nações Indígenas (Foto: Alcides Neto)
Crianças se refrescam na lagoa do Parque das Nações Indígenas (Foto: Alcides Neto)

A partir das 19h03 deste domingo (21) começa oficialmente o Verão, que desta vez terá enchentes, chuvas fortes e ventos nas regiões Sudoeste (Porto Murtinho e Bela Vista), Central (Campo Grande e Sidrolândia) e Sudeste (Ivinhema e Novo Horizonte do Sul), conforme previsão do Centro de Meteorologia da Anhanguera/Uniderp. Nas regiões Centro e Sul, haverá ainda queda de granizo, segundo o prognóstico de Verão.

O sol, que já parece mais intenso que o normal nas últimas semanas, terá a menor aproximação com a terra em 2015, nos 88 dias, 23 horas e 42 minutos de Verão. O marco orbital é conhecido como “periélio”, o momento em que a distância entre a terra e o sol é a menor possível, de acordo com o metereologista Natálio Abraão Filho.

O evento ocorre todos os anos e em 2014 acontece no dia 4 de janeiro, um domingo. A partir daí, as temperaturas devem atingir os 33ºC, mas permanecem abaixo dos 36ºC.

Previsão – Neste domingo, uma frente fria se aproxima no sul do Estado, trazendo chuvas, trovoadas e ventos fortes, especialmente no centro, sul e sudoeste.

Na segunda-feira (22) a frente avança rapidamente sobre o Estado, com temporais e possibilidade de queda de granizo. Somente no extremo sul e sudoeste as chuvas diminuem à noite, mas com
formação de nevoeiro devido a entrada do ar frio, conforme a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Metereologia).

Na terça-feira a frente fria as chuvas são mais significativas sobre o norte e o nordeste. Ainda chove isoladamente no centro-leste e Pantanal norte, mas com pouca nebulosidade. No sul há alguma
chance de chuva, mas o dia começa sob nevoeiro e as temperaturas caem.

Para quarta-feira, a previsão é de frio e nevoeiro durante a manhã, já durante o dia o sol
predomina com algumas nuvens. Pode haver chuvas isoladas, em especial na direção do norte do estado. Na quinta-feira as instabilidade diminui, mas ainda será nublado com chuvas isoladas.

Nos siga no