Cidades

Vídeo mostra quando avião em que ministro viajava desaparece no céu

Força-tarefa foi montada para a busca da aeronave e resgate dos tripulantes

Danielle Valentim | 26/07/2018 07:11
Torre de controle perdeu, definitivamente, o contato com a máquina seis minutos após a decolagem. (Foto: Reprodução)
Torre de controle perdeu, definitivamente, o contato com a máquina seis minutos após a decolagem. (Foto: Reprodução)

Câmeras de segurança gravaram os primeiros três minutos do voo da aeronave “Beechcraft Baron 58”, de pequeno porte, que transportava o ministro da agricultura do Paraguai, Luis Roberto Gneiting Dichtiar. As imagens mostram flashes de luz ao redor do avião e em seguida um apagão.

Na gravação, publicada pelo ABC Color, a aeronave levanta voo e se direciona a um rumo incomum. O avião segue a viagem, quando de repente é envolvido por um flash de luz, um apagão, mais luzes até que desaparece do radar.

A torre de controle perdeu, definitivamente, o contato com a máquina seis minutos após a decolagem. A aeronave desapareceu sobre uma área de estelas, a cerca de 40 quilômetros da cabeceira da pista, a cerca de 15 km ao sul da cidade de San Ignacio, no Paraguai.

O gerente do aeroporto da cidade de Luque, Ruben Aguilar, disse ontem à noite que a máquina que alerta sobre impactos não foi ativada, por isso tem a esperança de que o avião não tenha caído e a tripulação sobreviveu.

Além de Luiz, estavam a bordo o vice-ministro da Pecuária, Vicente Rigoberto Ramírez Imas, de 49 anos, o piloto Gerardo Cayetano López Zárate, de 71 anos, e o co-piloto oficial Luis Eladio Charotti Barquinero, de 35 anos.

Sobre as buscas - Uma força-tarefa para a busca à aeronave foi montada e é formada por Bombeiros, policiais, militares, empresas, municípios próximos, bem como proprietários de terras e os trabalhadores.

Os integrantes do grupo usam drones, tratores, caminhões, cavalos e até busca a pé. Até a manhã desta quinta, a procura não deu resultados eficazes. Parte da área é de difícil acesso e, além disso, o frio, chuva e neblina impede o movimento de trabalhadores de resgate.

Desaparecimento - Avião em que estavam quatro pessoas, dentre eles o ministro da Agricultura do Paraguai Luís Gneiting, desapareceu por volta das 18h30 da noite desta quarta-feira (25) no país vizinho.

A aeronave “Beechcraft Baron 58” de pequeno porte tinha decolado do aeroporto de Ayolas, PY, às 18h22 com destino a capital Assunção, mas desapareceu do radar, cerca de 15 minutos depois.

Ontem à tarde, o ministro tinha ido visitar a mãe Irene Dichtiar, que sofria de uma doença terminal. O encontro foi uma despedida, já que segundo o prefeito da cidade de Carmen del Paraná, no Paraguai, Germán Gneiting, que também é irmão do ministro, a genitora faleceu na madrugada desta quinta.

Veja o momento em que a aeronave some: 

Da direita para à esquerda: Vice-ministro da Pecuária, Vicente Rigoberto Ramírez Imas, de 49 anos, Co-piloto oficial Luis Eladio Charotti Barquinero, de 35 anos, Piloto Gerardo Cayetano López Zárate, de 71 anos e o ministro paraguaio Luis Roberto Gneiting Dichtiar.

Vice-ministro da Pecuária, Vicente Rigoberto Ramírez Imas, de 49 anos
Co-piloto oficial Luis Eladio Charotti Barquinero, de 35 anos..
Piloto Gerardo Cayetano López Zárate, de 71 anos.
Nos siga no