Cidades

Urbanização sem planejamento coloca córrego em risco

Redação | 21/02/2008 11:30

O afluente do córrego Botas, próximo ao condomínio Alphaville, na região em que será construído o Shopping Iguatemi, na saída para Cuiabá (MT), em Campo Grande, passa por um histórico processo de assoreamento e que tem tomado proporções mais preocupantes nos últimos anos. O Campo Grande News foi ao local e verificou que em alguns pontos o volume de terra dentro do córrego é tão grande que a água encontra dificuldade para passar.

Especialista em recursos hídricos, o engenheiro agrônomo Felipe Augusto Dias explica que o problema é decorrente da urbanização da região, principalmente do bairro Nova Lima, na região do Macro Anel. Com a redução da vegetação, o cascalhamento e a implementação de asfalto nas ruas, parte da água da chuva deixou de ser absorvida pela terra aumentando o volume que escorre e empurra o que encontra pela frente, incluindo a terra em volta do afluente. O problema se agrava no local por causa da fragilidade do solo.

As imagens deixam claro o problema e os riscos do córrego ser completamente assoreado. A erosão já dominou boa parte da área e se aproxima da rodovia.

O engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Antonio Carlos Sampaio, diz que a prefeitura já conta com um projeto para corrigir a drenagem, evitando novos assoreamentos, mas admite que o curso d

Nos siga no Google Notícias