Cidades

Unei de Dourados pode ser interditada no próximo mês

Redação | 22/01/2010 10:05

A Unei (Unidade Educacional de Internação) de Dourados, cidade distante 230 quilômetros de Campo Grande, pode ser interditada dia 25 de fevereiro. Segundo matéria do site Dourados Agora, este é prazo concedido pela Justiça para a suspensão da ação civil pública do MPE (Ministério Público Estadual) que pedia a interdição.

Ainda conforme a reportagem, caso a Sejusp (Secretaria de Justiça e segurança Pública do Estado) não tenha realizado todas as adequações necessárias, exigidas pelos promotores de Justiça Amilcar Araújo Carneiro Júnior e Cristiane Amaral Cavalcante e o juiz emita a sentença favorável ao pedido MPE, a unidade ficará impedida de receber novos internos e ainda deverá ser multada em até 1.000 Uferms, por dia, o equivalente a R$ 13.850,00.

Os adolescentes que forem apreendidos a partir da data da sentença também deverão ser transferidos para as outras Uneis estado, localizadas em Ponta Porá, Campo Grande, Três Lagoas e Corumbá.

O pedido de suspensão por parte o Estado foi aceito em 25 de agosto de 2009, quando foi dado o prazo de seis meses, para que fossem feitas as adequações na Unei do município.

O prazo vence no dia 25 de fevereiro e até o momento as reformas não iniciaram. Até mesmo a exigência de uma equipe técnica formada por psicólogos e assistentes sociais, que é essencial para os trabalhos, não foi atendida. Os alojamentos também permanecem com grades, como nos dos presídios.

O diretor da unidade, Odenir Alves de Souza foi procurado pela reportagem, mas se recusou a fornecer qualquer informação porque está proibido de entrevistas, conforme alegação ao Dourados Agora.

Os representantes do Ministério Público pediram reformas no prédio, com o objetivo de diminuir a insalubridade no local e o sistema elétrico. Os promotores pediram também a retirada da cela forte e a implantação de medidas efetivamente sócio-educativas na unidade, com cursos profissionalizantes, laboratório de informática, além de acompanhamento psicológicos e de assistentes sociais.

Nos siga no Google Notícias