Cidades

Três ex-gestores da Funai integram lista de inelegíveis

Redação | 23/06/2010 10:52

A Funai (Fundação Nacional do Índio) teve três de seus ex-administradores e um ex-chefe de contabilidade na lista de inelegíveis por rejeição de contas do TCU (Tribunal de Contas da União).

A relação dos inelegíveis por rejeição de contas no País foi repassada pelo TCU ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Em todo o país, 7.854 contas de 4.922 gestores foram julgadas irregulares.

Na lista estão três administradores do órgão: Jorge Antônio das Neves, Joel de Oliveira e Lísio Lili. Todos tiveram carreira política, sendo candidatos ou exercendo cargos. Lisio foi vereador em Aquidauana, já Jorge e Joel foram candidatos a deputado estadual.

Também na lista, a ex-chefe do setor financeiro da Funai, Tereza de Jesus Gonçalves e os funcionários Tertuliano da Silva e Maria Girlane Bucker.

De acordo com a Lei das Inelegibilidades, os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, não podem se candidatar a cargo eletivo nas as eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão.

O interessado pode concorrer apenas se a decisão tiver sido suspensa ou anulada pelo Judiciário. A lista do TCU é apresentada à Justiça Eleitoral até o dia 5 de julho do ano em que se realizam as eleições.

Nos siga no Google Notícias