Cidades

TRE convoca universitários a serem mesários voluntários

Redação | 19/08/2008 14:28

O TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) inicia nesta semana uma campanha para conscientizar a população, em especial os estudantes universitários, sobre o papel do mesário no processo eleitoral e para estimular o trabalho voluntário na função.

Por meio da campanha Mesário Voluntário será firmado termos de convênios com as universidades locais, para propor que os acadêmicos mesários tenham as horas trabalhadas no dia da eleição transformadas em atividade extracurricular.

O mesário tem direito a dois dias de folga por cada dia de serviço prestado para Justiça Eleitoral e a vantagem no critério de desempate em caso de promoção no serviço público, desde que previsto legalmente.

Além dos voluntários, que formam uma espécie de reserva, o grupo de mesários que vai trabalhar nesta eleição é formado por cidadãos convocados por juízes eleitorais, chamado feito no início do mês. Os que por algum motivo não puderem cumprir sua obrigação eleitoral serão substituídos pelos voluntários.

As inscrições para mesário voluntário podem ser feitas por meio de fichas distribuídas nas universidades ou pelo site www.tre-ms.gov.br. (Com informações do TRE/MS)

Nos siga no Google Notícias