Cidades

Trad Filho assina amanhã contrato para empréstimo do BID

Redação | 03/06/2008 07:50

Em Brasília, o prefeito Nelson Trad Filho assina amanhã, no final da tarde, contrato de empréstimo com BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), no valor de R$ 19,3 milhões.

Campo Grande será a primeira cidade brasileira a oficializar a participação no programa Procidades, projeto que prevê revitalização da área central da cidade e investimentos no sistema de transporte. No total devem ser empregados R$ 38,7 milhões, a diferença será aplicada pela prefeitura, como contrapartida do município.

A assinatura será no Ministério do Planejamento, com a participação de representantes do Banco no Brasil e do Ministério da Fazenda. O financiamento deve ser quitado em 25 anos, com inicio do pagamento em 2013.

Campo Grande é uma das seis cidades brasileiras que receberá o empréstimo do BID. Além da capital sul-mato-grossense, integram o Procidades os municípios de Niterói, Nova Iguaçu e Belford Roxo, no Rio de Janeiro, Toledo, no Paraná, e Vitória, no Espírito Santo.

Obras - Em Campo Grande, o dinheiro será destinado ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Qualificação Urbana.

O projeto inclui o Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana, a continuidade da Via Morena, a Orla Morena, a revitalização da avenida Júlio de Castilho e do sistema semafórico, além da Orla Ferroviária e o plano local das Zeics (Zonas Especiais de Interesse Cultural do Centro).

O plano de Mobilidade Urbana inclui intervenções na avenida Júlio de Castilhos, com readequação de faixas e alargamento de pista, construção de corredor de transporte coletivo, padronização de calçadas e dos pontos de ônibus, iluminação e arborização.

Uma ciclovia será construída como alternativa à via, conforme o projeto original anunciado pela prefeitura. Quatro ruas ainda farão a ligação da avenida com a Via Morena (Manoel Ferreira, Itatiaia, Brasil Central e Brasília).

Já a Via Morena, no trecho paralelo à Duque de Caxias, já teve obras iniciadas na região do Aeroporto Internacional de Campo Grande. A pista terá três faixas de rolamento e estacionamento em cada sentido da via. O canteiro central será ampliado para, futuramente, receber corredor de ônibus e ciclovia.

A prefeitura também planeja substituir 200 semáforos e criar uma central de monitoramento de fluxo, para sincronizar a sinalização no mini-anel da Capital (formado pelas avenidas Eduardo Elias Zahran, Mascarenhas de Morais e Ernesto Geisel e a rua Ceará).
Nos siga no Google Notícias