Cidades

Trad aposta em nova Lei do Uso do Solo contra enchentes

Redação | 02/03/2010 07:39

Após o temporal que arrasou a região Leste de Campo Grande na noite de sábado, o prefeito Nelsinho Trad (PMDB) acredita que a revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo poderá mudar o cenário de enchentes e alagamentos.

"A cidade cresce impermeabilizando, com asfalto, construção de casas. Deve ter uma reserva a fim de que a água que cai com a chuva possa ser absorvida e diminuir a vazão que vai para dentro dos córregos", afirmou em entrevista ao jornal Bom Dia MS, da TV Morena.

A lei revisada de cinco em cinco anos. A última data de 2005, portanto, a legislação voltará a ser discutida neste ano.

O prefeito voltou a culpar a chuva pela série de estragos. "Choveu 88 milímetros em 80 minutos naquela região. Alguma coisa aconteceu de diferente", pondera. Nelsinho salienta que, atualmente, todo asfalto feito na cidade é acompanhado de obras de drenagem.

A força da enxurrada destruiu a Praça das Águas, localizada em frente ao Shopping Campo Grande, retalhou a avenida Ricardo Brandão e levou parte da área de lazer do condomínio Cachoeirinha. Além de agravar a situação na rua Ceará, que desde dezembro está interditada devido a uma cratera.

Conforme o prefeito, agora serão três prioridade. "A primeira é o condomínio Cachoeirinha, lá tem vidas, tem pessoas. Vamos organizar o talude [barranco], e garantir que não aconteça tragédia de maior proporção".

A lista de prioridades inclui ainda desobstrução de vias e a identificação das causas dos problemas. Além da região do Shopping Campo Grande, rua Ceará e avenida Ricardo Brandão, a prefeitura pretende resolver os problemas de alagamento nos bairros Jardim Noroeste, Maria Aparecida Pedrossian, Cidade Morena e Marcos Roberto. O prefeito decretou situação de emergência hoje e vai amanhã a Brasília em busca de recursos no Ministério da Integração.

Nos siga no Google Notícias