Cidades

Tornado registrado na Capital atingiu estágio inicial

Redação | 15/12/2009 22:45

O tornado registrado na região Norte da Capital, no início da noite desta terça-feira, atingiu o estágio inicial, de acordo com sites de meteorologia. Meteorologistas definem o fenômeno como nuvem funil, até porque o redemoinho não encostou no chão.

O fenômeno é considerado comum nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Moradores dos bairros Coophasul, São Francisco e Monte Castelo afirmaram ter visto o pequeno tornado.

Morador na rua Amazonas, bairro São Francisco, o zootecnista Fernando Vilas Boas, 36 anos, disse que olhou a "nuvem funil" da janela. "Graças a Deus não encostou no chão", esclarece.

Segundo ele, o tornado não cresceu muito e logo envergou, perdendo a força. Justamente é isso que difere o tornado da nuvem funil: enquanto um atinge maior intensidade e toca o solo, o outro se desmancha no ar.

Normalmente, os tornados se formam associados a tempestades severas que produzem fortes ventos, elevada precipitação pluviométrica e frequentemente granizo.

Nos siga no Google Notícias