Cidades

TJ reduz pena de preso em uma das maiores apreensões de cocaína do País

Paulo Fernandes | 24/11/2011 23:59

Preso em flagrante em uma das maiores apreensões de cocaína já feitas no Brasil, Olávio Pereira da Silva teve a pena reduzida nesta semana pelos desembargadores da 1ª Turma Criminal do TJ/MS (Tribunal de Justiça).

Os desembargadores julgaram parcialmente procedente a apelação criminal impetrada por Olávio contra a decisão que o condenou a nove anos de reclusão, em regime inicialmente fechado, e ao pagamento de multa.

A sentença foi reformada e Olávio teve a pena fixada em cinco anos e cinco meses de reclusão, além da multa, que também foi diminuída.

O relator, desembargador Dorival Moreira dos Santos, entendeu que a condenação merecia ser reparada. Ele considerou que “a censurabilidade da conduta, o dolo do acusado e a nocividade do delito estão valorados no próprio preceito penal, de modo que resultaria em bis in idem (dupla punição pelo mesmo delito) a consideração de tais elementos para fins de aumento da pena-base acima do mínimo legal”.

Para ele, “as consequências do crime não foram graves, pois o entorpecente foi apreendido”. Olávio Pereira da Silva foi preso por transportar em um caminhão frigorífico 725,80 kg de cocaína. A droga estava acondicionada em tabletes, envoltos em plásticos no compartimento de carga do veículo.

A Procuradoria-Geral de Justiça também havia opinado pelo provimento do recurso a fim de diminuir a pena.

Nos siga no Google Notícias