Cidades

Teruel propõe doar pista de seu aeroporto ao Estado

Redação | 23/09/2008 14:52

Durante a sessão de hoje na Assembléia Legislativa o deputado Pedro Teruel (PT) apresentou uma proposta de doação da pista do aeroporto Teruel para o governo do Estado. De acordo com o parlamentar, com isso a pista poderá receber investimentos do governo federal. Teruel disse que o Programa Federal de Auxílios a Aeroportos destina 20% da receita do Adicional de Tarifa Aeroportuária para aplicação na implantação, melhorato, re-aparelhamento de aeródromos de interesse estadual.

Segundo a assessoria do deputado, o aeroporto continuaria sendo de propriedade de Teruel, mas a pista seria do governo do Estado, que poderia até mesmo contar com um hangar próprio no local.

O interesse do Estado neste negócio estaria o fato de que Campo Grande é um dos candidatos a ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. "Campo Grande precisa de um aeroporto alternativo para pleitear ser uma das sedes de jogos da Copa", argumentou acrescentando que a Associação dos Pilotos e a Anac, há muito reivindicam que todos os aeroportos privados fossem transformados em públicos.

O aeroporto fica na BR-163, na saída para São Paulo e tem uma pista de 1500 metros que seria ampliada para 2000 metros, e capacidade para até 500 pousos e decolagens diários. Hoje cerca de 200 aeronaves pousam e decolam regularmente.

Conforme a proposta, a área somente poderá ser utilizada para fins aeronáuticos, e explorada comercialmente por um órgão de classe vinculado ao ramo aeronáutico, que reverterá a renda em prol da formação de pilotos, a critério do Governo Estadual.

Nos siga no Google Notícias