Cidades

Temporada de pesca reabre amanhã em rios do Estado

Redação | 28/02/2009 19:52

Já está aberta a temporada de pesca em rios de Mato Grosso do Sul. A proibição vigente desde novembro do ano passado deixa de valer com o fim da piracema, em março.

No inicio do mês, a pesca foi aberta parcialmente na modalidade "pesque e solte". Com o fim da proibição, a pesca fica liberada para lazer e profissionalmente.

Apesar da liberação, o limite de captura e transporte de pescado fica mantido. O limite estipulado é de 10 quilos mais um exemplar de peixes, mais cinco piranhas por pescador amador, desde que atendam aos tamanhos mínimos estabelecidos para captura de cada espécie conforme a legislação vigente.

Depois da fiscalização nos meses que duraram a piracema, os policiais avaliam que a estratégia dos últimos anos, de destinar a fiscalização aos pontos críticos e com vigilância dos cardumes (cachoeiras e corredeiras), tem dado certo.

Na operação 2008/2009, a Polícia Militar Ambiental apreendeu 2341 kg de pescado, pouco mais do que a piracema anterior. No primeiro mês, houve apreensão de quase 01 tonelada e nos meses subseqüentes às apreensões estabilizaram-se e mantiveram-se na tendência do que fora aprendido em piracemas anteriores, com média de 02 toneladas.

Nos siga no Google Notícias