Cidades

Técnicos da UFMS aceitam reajuste de 15% e voltam ao trabalho

Nadyenka Castro e Elverson Cardozo | 27/08/2012 15:49

Servidores que ganham menos vão receber abono e também haverá aumento para quem se qualificar

Para Fransisco, reajuste é satisfatório. (Foto: Minamar Júnior)
Para Fransisco, reajuste é satisfatório. (Foto: Minamar Júnior)

Após dois meses em greve, técnicos administrativos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) retornaram ao trabalho nesta segunda-feira.

De acordo com o Sista (Sindicato dos Servidores Técnicos Administrativos), a categoria acatou proposta de reajuste de 15,8% a ser pago em três anos a partir de 2013. Aceitou também abono para corrigir distorções salariais e ainda a proposta de valorização para o servidor que se qualificar.

Técnico em manutenção elétrica da UFMS, Francisco Elias, 50 anos, considera bom o reajuste “mas não melhor do que de 1998”, disse.

Para Horácio Porto, 50 anos, o reajuste não foi satisfatório. “Nós vamos receber menos do que a inflação.” “Sempre a saúde e a educação é o que fica”, diz Horácio, que tem 35 anos de serviço na instituição.

Segundo o Sista, o reajuste acatado representa apenas perdas salariais de 2007 a 2012, sem ganho real. A classe pedia 22%.

Em relação ao abono, é para corrigir distorções entre o menor e o maior salário. Somente alguns servidores irão receber. Serão 3.6% em 2013, 2.7% em 2014 e 2.8% em 2015.

A conquista mais comemorada foi em relação a valorização do servidor que se qualificar. Antes havia entraves administrativos que não permitiam reajuste real em pouco tempo, agora, se o técnico estudar, poderá chegar ao topo da carreira em 10 ano e reajuste salarial: graduação 25%, mestrado 52% e doutorado 75%.

Nos siga no