Cidades

Site indica os locais mais violentos da cidade e apresenta estatísticas

Francisco Júnior | 29/04/2014 10:43
Página do site.
Página do site.

Criado por estudantes de computação da Bahia, o site Onde Fui Roubado mapeia os locais mais violentos de 406 municípios de todas as regiões brasileiras. Em Mato Grosso do Sul, a Capital é a cidade em que há mais registros na página: de 14 de fevereiro de 2012 até esta terça-feira (29) foram registradas 41 ocorrências dos mais variados tipos de crimes.

Como a plataforma não tem vinculo algum com o sistema da Polícia, as informações divulgadas são baseadas no registro feito pelas vítimas. “Nosso site é uma plataforma colaborativa. A ideia foi criar uma ferramenta para as pessoas saberem os locais mais perigosos e se prevenir”, explicou o estudante Fernando Sandes, 23 anos, que criou o site em 2012 junto com Filipe Norton e Márcio Vicente, todos universitários da UFBA (Universidade Federal da Bahia).

Segundo Fernando, o site cada vez mais está se tornando popular e o número de acesso aumenta a cada dia. Só no mês de março foram 26 mil pessoas que utilizaram a ferramenta. Em Mato Grosso do Sul, ainda é pouca a adesão, mas já constam dados de algumas cidades: em destaque Campo Grande. Nós últimos três meses foram 16 registros no site.

"Fui assaltado retornando do serviço por dois indivíduos em uma moto titan preta. Portavam uma faca e levaram o meu celular", registrou no dia 24 deste mês um rapaz assatado na Avenida Noroeste, no bairro Cabreúva. O site não divulga a identidade da vítima.

Conforme os dados do site, a Capital é a 37ª cidade mais violenta do País. Consta na plataforma registrados 16 assaltos à mão armada, nove arrombamento veicular, cinco furtos, quatro roubos de veículos, quatro arrombamento domiciliar e dois sequestros relâmpagos.

Segundo o site, a maioria das vítimas são homens (61%) e a maior parte dos crimes acontece de noite. O Onde Fui Roubado informa que no total, com esses crimes, Campo Grande já teve um prejuízo de R$ 249.237,00.

Ainda de acordo com a página, o centro é o local da cidade onde mais ocorreram crimes. Em segundo vem Vila Manoel da Costa Lima, seguido de Jardim Monte Líbano, Monte Castelo, Jardim São Lourenço, Carandá, Itanhanga, Jardim Monumento, Guanandi e Vila Glória.

Apesar da ideia inovadora, Fernando afirma que até agora apenas a Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais entrou em contato para realizar uma parceria. “ Nossa ideia é colaborar com a segurança do País”, acrescentou o estudante.

Nos siga no