Cidades

Sindicato diz que PM ameaçou grevistas de frigorífico

Redação | 15/10/2010 09:53

Diretores do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carne e Derivados de Mato Grosso do Sul foram ao 6° DP de Campo Grande na manhã desta sexta-feira para registrar boletim de ocorrência contra a PM (Polícia Militar).

O sindicato alega que a polícia se posicionou a favor do frigorífico JBS/Bertin, tendo ameaçado manifestantes que estavam no local e escoltando trabalhadores trazidos de outros frigoríficos para substituir os grevistas.

Os grevistas afirmam ainda, que um policial à paisana teria ido ao local e ameaçado atirar contra os funcionários do Bertin caso impedissem a entrada de pessoas na empresa.

O presidente do sindicato Vilson Gregório dos Santos resolveu, então, prestar queixa contra o fato e pede a presença de autoridades da justiça do trabalho no local para constatar as irregularidades e ameaças.

O outro lado - Por meio da assessoria de imprensa, a Polícia Militar informou que foi acionada ao local diversas vezes justamente para não impedir o direito de ir e vir dos trabalhadores contrários à manifestação.

Ainda segundo a assessoria da PM, as viaturas não fazem distinção das pessoas que passam pelo portão. A equipe nem sequer chega a ter conhecimento se os que entram no frigorífico são de Campo Grande ou interior.

Com relação às ameaças, a PM disse que providências serão tomadas tão logo seja comunicada oficialmente do ocorrido, o que deve acontecer após o registro da ocorrência.

A PM aconselha os grevistas a comunicarem à guarnição da PM, que fica no local da manifestação, quando alguém à paisana se identificar como policial e ameaçar os trabalhadores.

Caso a pessoa seja realmente policial, será feita uma denúncia na corregedoria. Caso contrário, a pessoa pode ser indiciada por falsidade ideológica.

Os próprios trabalhadores podem procurar a Corregedoria da PM para denunciar casos de agressão e ameaças.

Greve

Nos siga no Google Notícias