Cidades

Shopping terá posto de vacinação contra rubéola

Redação | 31/07/2008 15:58

Postos de saúde e até o shopping Campo Grande começam na próxima segunda vacinação contra a rubéola. A campanha no shopping vai até o 16 de agosto, com serviço oferecido durante o horário integral de funcionamento, entre 10 e 22 horas, na Praça Central.

A ação integra a Campanha Nacional de Vacinação contra a Rubéola, que vai até o dia 12 de setembro em todo o país. A meta em Campo Grande é vacinar 271,6 mil pessoas, entre homens e mulheres com idade de 20 a 39 anos.

A vacina estará disponível em todos os centros regionais 24 horas e UBS (Unidades Básicas de Saúde). O objetivo da vacinação é prevenir os casos de rubéola congênita.

Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a rubéola é uma doença benigna, mas quando uma gestante é acometida, podem ocorrer abortos ou má formação congênita, acarretando problemas cardíacos e até cegueira no bebê.

Os sintomas clássicos da rubéola incluem febre por pelo menos três dias, tosse, coriza e olhos vermelhos. A temperatura pode atingir até 40 graus. As manchas da rubéola, que podem coçar, começam na cabeça antes de se espalharem e cobrirem a maior parte do corpo.

As contra-indicações para a vacina são para mulheres grávidas e pessoas com alergia a ovo. A imunização tem duração de 15 anos e é eficiente em quase 100% dos casos.

Há 8 anos a vacina contra a rubéola faz parte do calendário nacional de imunização e é aplicada gratuitamente pelo SUS (Sistema

Nos siga no Google Notícias