Cidades

Sesau muda locais de distribuição de remédio homeopático

Redação | 21/08/2009 14:15

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) mudou a estratégia de distribuição do remédio homeopático para reforçar o combate à pandemia da gripe suína, como é conhecida a doença causada pelo vírus influenza H1N1.

As doses começarão a ser aplicadas na próxima terça ou quarta-feira, mas a disponibilização ficará restrita aos postos de saúde, escolas e Ceinfs (Centros de Educação Infantil).

Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foram suspensas as propostas de disponibilizar parte das 450 mil doses nos terminais de ônibus, feiras livres e igrejas. O objetivo é evitar o caráter de campanha.

A medicação homeopática já vem sendo aplicada nos pacientes internados e começará a ser usada preventivamente para reforçar o sistema imunológico da população. "Não é vacina, nem temos a pretensão de evitar nada", explicou Mandetta, preocupado com a possibilidade da população confundir a campanha com vacinação.

Também está descartada a distribuição nos nove centros regionais de saúde, que atendem os casos de emergência. O objetivo é evitar o caos no local, já superlotado pelos pacientes com doenças respiratórias e alarmados com a pandemia da gripe suína.

O secretário disse que usou a homeopatia para conter a epidemia de dengue. Na época, o remédio foi dado a pacientes com dengue.

A Sesau analisará o impacto da distribuição da medicação homeopática, que será duas doses por pessoa, para decidir se compra mais produtos para distribuir gratuitamente à população.

Nos siga no Google Notícias