Cidades

Servidores que fraudavam obtenção de CNH são demitidos do Detran

Nyelder Rodrigues | 27/05/2013 22:15

Quatro servidores do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) envolvidos em esquema de facilitação na emissão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) descoberto em janeiro de 2012 foram demitidos pelo órgão.

A demissão, assinada no último dia 22, foi publicada na edição de hoje (27) do Diário Oficial do Estado (DOE). A operação, do próprio Detran e chamada “Sinal Vermelho à Corrupção”, identificou irregularidades em Douradina, Naviraí e Campo Grande.

Os demitidos de cargo público foram o Jairo de Mattos Guedes (Assistente de Atividades de Trânsito), Fabio Palácio Batista (Tecnólogo em Educação e Segurança para o Trânsito), João José Thomaz (de Atividades de Trânsito) e Rafael de Andrade Araújo (Assistente de Vistoria e Identificação Veicular).

Na época, eles foram presos, e logo depois soltos, além de afastados do serviço, e passando a responder também a processo criminal e administrativo. As fraudes aconteciam em todas as fases da emissão do documento, desde o exame médico até a prova prática. O preço variava entre 800 a R$ 3 mil.

Os pagamentos garantiam que analfabetos e pessoas com problemas oftalmológicos fossem consideradas aptas a obter CNH. O candidato a motorista deve ser alfabetizado, ser considerado apto no exame médico, além de aprovação no psicotécnico, prova escrita e prova prática.

No exame teórico, a fraude contava com cinco aplicadores de prova da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura). O dinheiro era dividido entre os envolvidos durante festas com mulheres e bebidas.

Nos siga no Google Notícias