Cidades

Senado promoverá debates para mostrar importância de Sisfron para MS

Filipe Prado | 02/11/2013 12:15

O Senado promoverá um ciclo de debates sobre o SISFRON (Sistema de Monitoramento de Fronteiras), com o objetivo de mostrar a população a importância do projeto e envolver órgãos públicos e privados do estado e municípios.
Os debates aconteceram nas cidades de Ponta Porã, Corumbá e Campo Grande, e acontecem nos dias 7 e 8 de novembro, promovido pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.

Segundo assessoria de imprensa, o senador Delcídio do Amaral (PT) pediu que fosse realizado este ciclo de debates. “O SISFRON é um dos programas mais importantes já desenvolvidos pelo nosso país no setor da segurança pública. E todos nós sabemos da vulnerabilidade das nossas fronteiras. Ele vai fortalecer a prevenção e o combate ao contrabando, ao tráfico de drogas e de armas e aos demais atos ilícitos cometidos nessas regiões”, informou.

O ciclo terá como tema “A vigilância e a proteção das fronteiras terrestres brasileiras” e contará com a participação generais Antonino dos Santos Guerra Neto, comandante do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, João Roberto de Oliveira, gerente do SISFRON, João Francisco Ferreira, comandante do Comando Militar do Oeste , Lourival Carvalho Silva, comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, localizada em Dourados, e Pedro Paulo de Mello Braga, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, sediada em Corumbá

Os debates começaram dia 7 no Centro de Convenções de Ponta Porã, dia 8 no Centro de Convenções de Corumbá e finalizando em Campo Grande, na Assembleia Legislativa.

O SISFRON é um sistema que será implantado em todo o mundo, se segundo assessoria, ele cobrirá 16.886 km de fronteira, cerca de 27% do território do nacional. Abrangendo 570 município de 11 estados, custando aproximadamente R$ 12 bilhões. E irá contribuir com a redução de crimes na faixa de fronteira do Brasil.

O projeto piloto está sendo implementado em Dourados, na sede da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

Nos siga no Google Notícias