Cidades

Senado paraguaio aprova impeachment de Fernando Lugo

Francisco Júnior | 22/06/2012 17:44
Paraguaios ocupam praça para acompanhar julgamento. (Foto: Federico Filártiga)
Paraguaios ocupam praça para acompanhar julgamento. (Foto: Federico Filártiga)

O Senado paraguaio aprovou, nesta sexta-feira (22), o impeachment do presidente Fernando Lugo. Foram 39 votos pela condenação, 2 ausentes e 4 senadores que se opuseram à destituição.

O julgamento começou às 12h30 (13h30 pelo horário de Brasília). O Senado precisava de 30 votos (maioria de dois terços) para concretizar o impeachment.

O vice-presidente Federico Franco, que rompeu politicamente com Lugo, deve assumir o poder.

O julgamento político teve início após a Câmara dos Deputados ter aprovado a abertura de impeachment contra ele na quinta-feira (21), acusando-o de "mau desempenho" de suas funções.

Cinco deputados atuaram como promotores e, em apenas meia hora, definiram os cinco motivos para destituir o presidente. O estopim para a abertura do processo de impeachment foi o conflito agrário sangrento em Curuguaty, que resultou em 17 mortos na última semana.

Lugo teve cerca de duas horas para apresentar a sua defesa, composta por cinco advogados. Em seguida, houve duas sessões de uma hora cada. A primeira foi destinada à apresentação de provas contra o presidente e a segunda, para as considerações finais da acusação e da defesa.

Segundo analistas paraguaios, o vice-presidente Frederico Franco assumirá o cargo, mas provavelmente terá de enfrentar uma onda de protestos populares, além de pressões internacionais.

Nos siga no