Cidades

Sejusp dá dicas de segurança para quem for viajar nos próximos dias

Anny Malagolini | 12/12/2011 17:25

Neste período, evite deixar em casa jóias ou dinheiro. Desligar a campainha da casa deixa em dúvida quem quer saber se o proprietário está ou não em casa

As festas de fim de ano e as férias se aproximam, e neste período o cuidado com a segurança deve ser redobrado. Pequenos detalhes que no fim fazem uma grande diferença, para que a volta para casa seja tranquila.

De acordo com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), quem for viajar não deve comentar com pessoas estranhas, apenas com pessoas de confiança. É importante conversar para que um vizinho cuide a casa.

Neste período, evite deixar em casa jóias ou dinheiro. O melhor a fazer é deixar em bancos. Desligar a campainha da casa deixa em dúvida quem quer saber se o proprietário está ou não em casa.

Se possível, instale equipamentos de segurança, como cadeados, travas em portas e janelas, olho mágico, interfone, porteiro eletrônico, grades de proteção, entre outros.

Se a viagem for prolongada, o melhor a fazer é suspender a entrega de jornais, revistas, evitando assim a aparência de abandono do imóvel. Peça a alguém de confiança que visite a residência para passar a impressão de que a casa não está vazia. E se possuir um animal, peça a alguém para solta-lo à noite no quintal da residência.

Deixar lâmpadas acessar durante o dia significa ausência de moradores, e para evitar, uma dica é a instalação do aparelho de fotocélula. Que acende as lâmpadas de acordo com a programação do horário que a pessoa escolher.

Nos siga no Google Notícias